Breaking News

14 de jul 2025

Múcio pede para não depor sobre caso de espionagem envolvendo kid preto

Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, se retira como testemunha em ação penal sobre plano de assassinato de Lula e Alckmin.

Ministro da Defesa José Múcio Monteiro foi arrolado como testemunha de defesa do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, acusado de participar do plano ‘Punhal Verde e Amarelo' (Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO)

Ministro da Defesa José Múcio Monteiro foi arrolado como testemunha de defesa do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, acusado de participar do plano ‘Punhal Verde e Amarelo' (Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO)

Ouvir a notícia

Múcio pede para não depor sobre caso de espionagem envolvendo kid preto - Múcio pede para não depor sobre caso de espionagem envolvendo kid preto

0:000:00

O tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, acusado de planejar ações violentas contra o governo eleito, incluindo o assassinato do presidente Lula e do vice, Geraldo Alckmin, teve um desdobramento em seu caso. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, solicitou sua exclusão como testemunha na ação penal relacionada ao golpe, alegando desconhecimento dos fatos.

Por meio da Advocacia-Geral da União, Múcio pediu para ser retirado da lista de testemunhas de defesa, após ser convocado por Oliveira. O ministro, que deveria comparecer a uma audiência marcada para 22 de julho, afirmou que “desconhece os fatos objeto da presente ação penal”. A petição foi formalizada pela Advocacia-Geral da União, destacando a falta de conhecimento sobre os eventos em questão.

Oliveira é apontado pelo procurador-geral da República como parte de um grupo denominado “Copa 2022”, que, por meio de mensagens, elaborou o plano “Punhal Verde e Amarelo”. Este plano previa a execução de Lula e Alckmin, e, segundo a denúncia, o grupo iniciou a fase mais violenta de seu projeto de poder com a anuência do então presidente Jair Bolsonaro.

A Procuradoria-Geral da República organizou os 31 réus em núcleos, e no núcleo 3, foram denunciados nove militares e um policial federal. Eles são acusados de planejar ações para o golpe, sendo responsáveis pela formulação do plano “Punhal Verde e Amarelo”.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela