13 de jul 2025
Aumento do açúcar no sangue afeta negativamente a saúde sexual masculina
Estudo revela que elevações modestas de açúcar no sangue impactam a saúde sexual de homens idosos, destacando a importância de intervenções de estilo de vida.

A função erétil diminuiu em homens com níveis de açúcar no sangue minimamente elevados (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Aumento do açúcar no sangue afeta negativamente a saúde sexual masculina
Ouvir a notícia
Aumento do açúcar no sangue afeta negativamente a saúde sexual masculina - Aumento do açúcar no sangue afeta negativamente a saúde sexual masculina
Um estudo recente apresentado na ENDO 2025, reunião anual da Endocrine Society em São Francisco, revela que pequenos aumentos nos níveis de açúcar no sangue são os principais responsáveis por alterações na saúde sexual de homens idosos. A pesquisa, liderada pelo médico Michael Zitzmann, do Hospital Universitário de Muenster, na Alemanha, sugere que intervenções de estilo de vida podem ser eficazes na preservação da saúde reprodutiva masculina.
Historicamente, a idade e os níveis de testosterona eram vistos como fatores determinantes para o declínio da saúde sexual. No entanto, os resultados do estudo indicam que mudanças metabólicas, como elevações modestas nos níveis de açúcar, têm um impacto mais significativo. O estudo, que começou em 2014 com 200 homens saudáveis e foi concluído em 2020 com 117 participantes, analisou a função erétil, perfis hormonais e de sêmen, além da saúde metabólica.
Os dados mostraram que, apesar de os níveis hormonais permanecerem dentro dos limites normais, a mobilidade dos espermatozoides e a função erétil diminuíram em homens com níveis de açúcar ligeiramente elevados, mesmo abaixo do limite de 6,5% de HbA1c para diabetes. Embora a testosterona não tenha mostrado impacto direto na função erétil, ela se correlacionou com a libido dos participantes.
Zitzmann enfatiza que as descobertas oferecem uma nova perspectiva sobre a saúde sexual masculina, destacando que homens podem tomar medidas proativas para manter seu bem-estar sexual e reprodutivo à medida que envelhecem. As informações obtidas podem auxiliar médicos e pacientes na formulação de planos de saúde mais eficazes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.