Breaking News

16 de jul 2025

Pesquisa revela que estruturas cerebrais não causam psicopatia diretamente

Estudo europeu associa volumes cerebrais reduzidos a traços de psicopatia, mas não estabelece relação de causa e efeito.

A associação entre diferenças em estruturas cerebrais e psicopatia é real, mas não é necessariamente determinista para o desenvolvimento do transtorno (Foto: Anna Shvets/Pexels)

A associação entre diferenças em estruturas cerebrais e psicopatia é real, mas não é necessariamente determinista para o desenvolvimento do transtorno (Foto: Anna Shvets/Pexels)

Ouvir a notícia

Pesquisa revela que estruturas cerebrais não causam psicopatia diretamente - Pesquisa revela que estruturas cerebrais não causam psicopatia diretamente

0:000:00

Um novo estudo europeu revelou que volumes menores em regiões do lobo frontal e estruturas subcorticais estão associados a características de psicopatia, embora essa relação não seja determinista. A pesquisa, publicada no European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, analisou a conexão entre a estrutura cerebral e comportamentos disfuncionais em indivíduos com transtorno de personalidade antissocial (TPAS).

Os pesquisadores utilizaram a escala "Psychopathy Checklist" (PCL-R), que divide os traços em dois fatores: o primeiro relacionado a questões interpessoais e afetivas, e o segundo a comportamentos impulsivos e antissociais. Os resultados indicaram que apenas o segundo fator apresentou correlação com o volume das áreas cerebrais analisadas.

O neurocientista Peter Pieperhoff, um dos autores do estudo, destacou que não se pode afirmar que déficits estruturais sejam a única causa de traços psicopáticos. A pesquisa comparou 39 indivíduos com pontuação elevada em psicopatia a três grupos controle, mas reconheceu limitações, como a falta de controle sobre fatores sociais, como o uso de substâncias.

A psiquiatra Juliana Belo Diniz, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, apontou que a pesquisa não considerou o nível educacional e socioeconômico, o que pode influenciar os resultados. Ela enfatizou que a associação entre estrutura cerebral e psicopatia é real, mas não implica uma relação de causa e efeito direta.

Diniz também mencionou que, embora a correlação entre o volume da amígdala e a psicopatia já tenha sido estudada anteriormente, a explicação para essa relação ainda é insuficiente. O debate sobre a responsabilidade individual e o determinismo biológico é complexo e pode levar a interpretações errôneas sobre a culpabilidade em casos de comportamento antissocial.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela