04 de ago 2025
MAM apresenta obras icônicas de Gilberto Chateaubriand, incluindo Tarsila e Portinari
MAM Rio reabre Bloco Expositivo em 9 de agosto com a mostra "Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial", reunindo 350 obras icônicas.

Obras de Tarsila do Amaral em exposição no MAM (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
MAM apresenta obras icônicas de Gilberto Chateaubriand, incluindo Tarsila e Portinari
Ouvir a notícia
MAM apresenta obras icônicas de Gilberto Chateaubriand, incluindo Tarsila e Portinari - MAM apresenta obras icônicas de Gilberto Chateaubriand, incluindo Tarsila e Portinari
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) reabre seu Bloco Expositivo no dia 9 de agosto com a exposição "Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial". A mostra celebra o centenário do colecionador, apresentando cerca de 350 obras de artistas renomados.
A exposição, com curadoria de Pablo Lafuente e Raquel Barreto, é uma homenagem a Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores da arte brasileira. Desde 1993, aproximadamente 6.400 das 8.300 peças da Coleção Gilberto Chateaubriand estão sob a responsabilidade do MAM Rio. A mostra inclui obras de artistas como Adriana Varejão, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Lygia Clark, abrangendo um panorama da arte brasileira do século 20.
Estrutura da Exposição
A visitação é organizada em cinco núcleos temáticos. O primeiro, “Origens”, remete à primeira grande exposição da coleção no MAM Rio, em 1981. O segundo, “Fronteiras”, destaca artistas de regiões além do eixo Rio-São Paulo. O núcleo “Retratos” reúne autorretratos e retratos de artistas, refletindo o interesse pessoal de Chateaubriand.
O quarto núcleo, “Artistas”, oferece uma visão do processo criativo, com estudos e esboços de artistas representativos. Por fim, um quinto núcleo apresenta um grande conjunto de obras no Salão Monumental, evidenciando a pluralidade da arte brasileira.
A reabertura do Bloco Expositivo ocorre após um período de fechamento para a realização da Cúpula do Brics, reafirmando o MAM Rio como um espaço vital para a cultura e a arte no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.