19 de mar 2025
Mercado financeiro vê governo Trump como negativo para o Brasil, mas impacto das tarifas é pequeno
Pesquisa revela que 61% do mercado financeiro não vê recessão nos EUA. 66% acreditam que a gestão de Trump impactará negativamente o Brasil. 93% dos entrevistados consideram a política econômica brasileira errada. 78% acham que tarifas de Trump terão pequeno impacto no Brasil. 74% não apoiam retaliações brasileiras contra tarifas de aço e alumínio.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Mercado financeiro vê governo Trump como negativo para o Brasil, mas impacto das tarifas é pequeno
Ouvir a notícia
Mercado financeiro vê governo Trump como negativo para o Brasil, mas impacto das tarifas é pequeno - Mercado financeiro vê governo Trump como negativo para o Brasil, mas impacto das tarifas é pequeno
A pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, revelou a percepção de agentes do mercado financeiro sobre o governo de Donald Trump. Cerca de 61% dos participantes não acreditam que os Estados Unidos enfrentarão uma recessão no próximo semestre. Além disso, 39% dos entrevistados preveem que o Federal Reserve (FED) realizará cortes de juros nesse período. No entanto, 66% consideram que a gestão de Trump terá efeitos negativos para o Brasil.
Em relação às tarifas comerciais impostas por Trump, 78% dos participantes acreditam que o impacto para o Brasil será pequeno. Quanto às tarifas sobre importações de aço e alumínio, 73% afirmam que o ex-presidente continuará com essas medidas. Apesar da política comercial mais rígida, 74% dos entrevistados não veem necessidade de o Brasil retaliar os Estados Unidos por essas taxações.
Quando questionados sobre a possibilidade de novas tarifas sobre produtos agrícolas brasileiros, as opiniões se dividiram: 38% acreditam que Trump adotará essa medida, enquanto 37% discordam. A pesquisa ouviu 106 fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro entre 12 e 17 de março, incluindo gestores, economistas e analistas do mercado financeiro.
Sobre a política econômica brasileira, 93% dos entrevistados consideram que está na direção errada, enquanto apenas 7% acreditam que está correta. Além disso, 83% preveem que a economia do Brasil irá piorar, 13% acreditam que permanecerá a mesma e apenas 4% esperam uma melhora.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.