26 de abr 2025
Ações americanas enfrentam pior desempenho global em mais de 30 anos devido a incertezas políticas
A venda de ações americanas por investidores estrangeiros supera $60 bilhões, mas Goldman Sachs vê fundamentos sólidos para o mercado.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Ações americanas enfrentam pior desempenho global em mais de 30 anos devido a incertezas políticas
Ouvir a notícia
Ações americanas enfrentam pior desempenho global em mais de 30 anos devido a incertezas políticas - Ações americanas enfrentam pior desempenho global em mais de 30 anos devido a incertezas políticas
As ações americanas apresentaram um desempenho inferior ao de mercados globais em 2025, com o índice MSCI USA registrando uma queda de 11% nas primeiras semanas do ano. Em contraste, o índice MSCI all world ex-US subiu 4%, marcando a maior diferença em mais de três décadas.
Desde março, investidores estrangeiros venderam mais de $60 bilhões em ações americanas, segundo o Goldman Sachs. A instituição acredita que essa venda é temporária, destacando que a lucratividade corporativa nos Estados Unidos continua forte. Em março, os investidores internacionais liquidaram cerca de $41 bilhões em ações, seguidos por mais $22 bilhões em abril.
A incerteza política e as tarifas impostas pelo governo Trump têm gerado um impacto significativo na economia dos EUA, levando a uma expectativa de crescimento reduzido e aumento da inflação. O dólar também caiu 8% em relação a uma cesta de moedas, o que favoreceu o desempenho de mercados não americanos.
Na Europa, ações de defesa se destacaram, com o índice Dax da Alemanha subindo mais de 20% em termos de dólar. O aumento nos gastos governamentais na região, especialmente em defesa, tem impulsionado a economia local. O gerente sênior de portfólio da Federated Hermes, Lewis Grant, afirmou que o capital está fluindo para a Europa devido à confiança em suas instituições.
Embora a venda de ações americanas tenha gerado preocupação, Daniel Chavez, do Goldman Sachs, considera que a situação é menos grave do que em eventos anteriores. Ele observa que o atual movimento de venda é "mais curto e raso" em comparação com a média histórica. A expectativa é que o mercado recupere parte das perdas à medida que as tensões comerciais diminuem.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.