27 de mai 2025
Senado aprova convite para Haddad explicar mudanças no IOF e suas consequências
Senado convoca ministro da Fazenda para esclarecer aumento do IOF, enquanto oposição pressiona por suspensão das novas taxas.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Senado aprova convite para Haddad explicar mudanças no IOF e suas consequências
Ouvir a notícia
Senado aprova convite para Haddad explicar mudanças no IOF e suas consequências - Senado aprova convite para Haddad explicar mudanças no IOF e suas consequências
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um convite para que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explique as recentes alterações no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). As mudanças, anunciadas na última quinta-feira, aumentaram a alíquota do IOF para operações com cartões no exterior de 3,38% para 3,50% e para a aquisição de moeda em espécie de 1,10% para 3,50%. O governo visa arrecadar R$ 20 bilhões em 2025 e o dobro no ano seguinte.
Ainda não há data definida para o comparecimento de Haddad à comissão. Desde o anúncio, propostas para suspender as novas cobranças foram protocoladas por deputados de partidos da oposição, incluindo PP, União e MDB. O ministro, em entrevista ao GLOBO, afirmou que o decreto foi discutido na mesa do presidente e que cabe a Lula convocar os ministros relevantes para o assunto.
Reações e Desdobramentos
A reação ao aumento do IOF foi intensa, com a apresentação de pelo menos 20 projetos de decreto legislativo no Congresso para revogar a medida. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu relatos de descontentamento, especialmente entre empresários e representantes do setor financeiro. A Fazenda já recuou parcialmente, retirando o aumento sobre investimentos no exterior, mas a pressão persiste.
Haddad se reunirá com senadores e representantes do setor financeiro para discutir as implicações fiscais do aumento do imposto. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, está articulando o encontro, que busca esclarecer a proposta e mitigar a insatisfação crescente. A expectativa é que novas informações surjam após essa reunião, enquanto o governo tenta conter a articulação de projetos que visam anular o decreto.



Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.