17 de jun 2025
Brasil se prepara para declarar fim da gripe aviária em granjas comerciais
Brasil deve formalizar declaração de livre da gripe aviária e solicitar fim do embargo às exportações de frango a partir de 18 de junho.
Após o registro em Montenegro (RS), não surgiram novos casos de gripe aviária em granjas comerciais (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Brasil se prepara para declarar fim da gripe aviária em granjas comerciais
Ouvir a notícia
Brasil se prepara para declarar fim da gripe aviária em granjas comerciais - Brasil se prepara para declarar fim da gripe aviária em granjas comerciais
Após a suspensão de embarques de carnes de frango e subprodutos para mais de 60 mercados, o Brasil deve se declarar livre da gripe aviária nesta quarta-feira. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que, após 28 dias sem novos casos, a medida será formalizada.
O foco da gripe aviária foi identificado em uma granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Desde a desinfecção da propriedade, não foram registrados novos casos, permitindo que o Brasil retome sua condição de país livre da doença. O anúncio será feito à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
A data de 18 de junho é crucial, pois possibilitará ao Brasil solicitar o fim do embargo às exportações de frango. Após a confirmação do foco em Montenegro, países como China e União Europeia suspenderam as compras de frango de todos os estados brasileiros. Outros países, como Angola e Arábia Saudita, também interromperam importações do Rio Grande do Sul.
As restrições impactaram a balança comercial, com uma queda de 12,9% em valor e 14,4% em volume nas exportações de frango em maio. O Mapa investigou outras seis suspeitas de gripe aviária, mas todas foram descartadas. Embora focos da doença tenham sido confirmados em aves silvestres e domésticas em diversos estados, isso não afetou as exportações.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.