30 de jun 2025
GPA reduz emissões de carbono em 51% e usa 100% de energia renovável no Mercado Livre
GPA atinge 100% de energia renovável em operações de média tensão e reduz emissões de carbono em 51% desde 2015.

Diversidade em foco: mais de 50% dos cargos de chefia no GPA são ocupados por profissionais negros (Foto: GPA /Divulgação)
Ouvir a notícia:
GPA reduz emissões de carbono em 51% e usa 100% de energia renovável no Mercado Livre
Ouvir a notícia
GPA reduz emissões de carbono em 51% e usa 100% de energia renovável no Mercado Livre - GPA reduz emissões de carbono em 51% e usa 100% de energia renovável no Mercado Livre
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou que, em 2024, 100% de suas operações de média tensão são alimentadas por energia renovável. A empresa também reportou uma redução de 51% nas emissões de carbono desde 2015, conforme detalhado em seu Relatório Anual e de Sustentabilidade. O GPA, que opera mais de 700 lojas no Brasil, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade como parte central de sua estratégia de negócios.
A diretora-executiva de Sustentabilidade, Recursos Humanos e Comunicação, Erika Petri, destacou que a empresa estabeleceu novas metas de redução de 70% das emissões de gases de efeito estufa até 2040, sendo 60% até 2030. Em 2024, o GPA já havia alcançado uma queda de 6,9% nas emissões em comparação ao ano anterior, resultado de investimentos em tecnologias mais eficientes e na utilização de energia renovável.
Iniciativas de Sustentabilidade
O GPA também implementou práticas que promovem a diversidade e inclusão, com 49,6% de mulheres em cargos de liderança e mais de 50% de pessoas negras em posições de chefia. Essas ações estão alinhadas com os compromissos firmados junto aos movimentos Raça é Prioridade e Elas Lideram do Pacto Global da ONU. A empresa investe em capacitação, oferecendo 689 mil horas de treinamento para seus colaboradores em 2024.
Além disso, o GPA tem se empenhado em reduzir o desperdício. Em 2024, 66,9% dos ovos vendidos nas marcas próprias foram de criações livres de gaiolas, e 51,2% das embalagens eram recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. O Programa Qualidade desde a Origem foi relançado para garantir a rastreabilidade de produtos e apoiar o desenvolvimento de produtores.
Resultados Financeiros
O GPA também reportou um crescimento de 4,6% na receita bruta, totalizando R$ 20 bilhões em 2024. O e-commerce teve um avanço de 18,2%, enquanto as marcas próprias representaram 23% do faturamento. A empresa busca manter o ritmo de evolução em seus compromissos de sustentabilidade, promovendo uma sociedade mais inclusiva e responsável.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.