10 de jul 2025
Ações de Vale, CSN e Gerdau disparam em meio à aversão a risco na B3
Ações de CSN, Gerdau e Vale sobem entre 2% e 4% com expectativas de reformas na China e alta nos preços do minério de ferro.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Ações de Vale, CSN e Gerdau disparam em meio à aversão a risco na B3
Ouvir a notícia
Ações de Vale, CSN e Gerdau disparam em meio à aversão a risco na B3 - Ações de Vale, CSN e Gerdau disparam em meio à aversão a risco na B3
Enquanto o mercado brasileiro enfrenta uma forte aversão ao risco devido às tarifas de 50% impostas pelo governo dos EUA, algumas ações se destacam no Ibovespa. As empresas de mineração e siderurgia, como CSN, Gerdau e Vale, registraram altas entre 2% e 4%, impulsionadas por expectativas de reformas na China e aumento nos preços do minério de ferro.
Analistas da XP destacam que a exposição das receitas dessas empresas às tarifas é limitada, variando entre 0% e 4%. CSN, CBA e Vale são as mais expostas, mas ainda assim em níveis baixos. A tarifa se aplicará a todas as tarifas setoriais existentes, o que pode resultar em tarifas combinadas de até 100% para commodities já cobertas pela Seção 232, como aço e alumínio.
Impacto do Dólar e Expectativas de Mercado
A valorização do dólar frente ao real, que superou os R$ 5,60 na abertura do pregão, é vista como um fator positivo para o setor. Além disso, o noticiário do setor é otimista, com os contratos futuros de minério de ferro subindo pela terceira sessão consecutiva. O preço do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou com alta de 3,67%, atingindo 763,5 iuanes (US$ 106,39) a tonelada, o maior valor em três meses.
As expectativas de reformas na oferta de aço na China, maior consumidor de minério, também animam o mercado. O chefe do planejamento estatal chinês afirmou que a economia do país deve ultrapassar 140 trilhões de iuanes este ano, apesar das tensões comerciais com os EUA. Isso alimenta a esperança de novos estímulos econômicos, que podem ser discutidos em uma reunião de alto nível no final deste mês.
Recuperação do Mercado de Carvão
A rápida recuperação do mercado de carvão, impulsionada por reformas na oferta, também beneficia o minério de ferro. Analistas acreditam que essas mudanças podem resultar em um aumento significativo nos preços, refletindo um sentimento positivo no setor. A combinação de fatores internos e externos está moldando um cenário desafiador, mas com oportunidades para as empresas de mineração e siderurgia no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.