11 de jul 2025
Robinhood é investigada por propaganda enganosa em relação a criptomoedas nos EUA
Robinhood enfrenta investigação na Flórida por práticas enganosas em criptomoedas e resistência a novas taxas sobre recompensas de staking.

A empresa Robinhood será investigada nos EUA (Foto: Omar Marques/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
Ouvir a notícia:
Robinhood é investigada por propaganda enganosa em relação a criptomoedas nos EUA
Ouvir a notícia
Robinhood é investigada por propaganda enganosa em relação a criptomoedas nos EUA - Robinhood é investigada por propaganda enganosa em relação a criptomoedas nos EUA
A Robinhood está sob investigação na Flórida por alegações de práticas enganosas em negociações de criptomoedas. O procurador-geral do estado, James Uthmeier, afirmou que a plataforma, que se apresenta como a "forma mais barata" de investir, pode estar fazendo os investidores pagarem mais do que o anunciado.
Uthmeier destacou que já existem evidências que indicam que os custos adicionais para os investidores estão ocultos pela ausência de taxas de transação. Ele enfatizou a importância da transparência nas transações de criptoativos, especialmente em um mercado que é considerado vital para o futuro financeiro da Flórida. A investigação se alinha a críticas anteriores que a Robinhood enfrentou, incluindo uma multa de US$ 65 milhões em 2020 pela SEC.
Práticas de Negociação em Questão
A investigação também examina o modelo de negócios da Robinhood, que utiliza a prática de pagamento por fluxo de ordens (PFOF). Essa estratégia, já proibida no Reino Unido e que se tornará ilegal na União Europeia em 2026, pode resultar em preços menos favoráveis para os clientes. Em resposta, a Robinhood defendeu suas práticas, afirmando que possui "disclosures de preços" de alta qualidade.
Além disso, a plataforma enfrenta resistência a uma nova taxa de 25% sobre recompensas de staking para usuários nos EUA, que entrará em vigor em 1º de outubro. Na Europa, a taxa será de 15%. Essa mudança se alinha a concorrentes como a Coinbase, que cobra taxas similares.
Críticas e Ofertas Controversas
A Robinhood também está sob escrutínio por sua oferta de ações tokenizadas, que permite aos usuários obter exposição a empresas privadas como OpenAI e SpaceX. Ambas as empresas já expressaram que não têm capital aberto e que os ativos oferecidos pela Robinhood não são, de fato, ações. O CEO da Robinhood, Vlad Tenev, reconheceu que os tokens não são ações de capital, mas defendeu a importância de dar acesso a esses ativos aos investidores de varejo.
A investigação em andamento e as críticas recebidas podem impactar a imagem da Robinhood, que, apesar de ter visto suas ações crescerem 160% em 2023, agora enfrenta um ambiente regulatório desafiador. O procurador-geral Uthmeier já solicitou documentos específicos da Robinhood para investigar a precificação de transações e ativos na plataforma.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.