14 de jul 2025
Jovens da Geração Z investem em IA para diversificar portfólio financeiro
Geração Z e Millennials dominam o mercado de capitais, investindo em produtos complexos e utilizando tecnologia para decisões financeiras.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Jovens da Geração Z investem em IA para diversificar portfólio financeiro
Ouvir a notícia
Jovens da Geração Z investem em IA para diversificar portfólio financeiro - Jovens da Geração Z investem em IA para diversificar portfólio financeiro
O mercado de capitais brasileiro está passando por uma transformação significativa, com um aumento na diversidade de investidores, especialmente entre as gerações mais jovens. Um relatório do Boston Consulting Group (BCG) revela que 58% da Geração Z começou a aprender sobre investimentos antes de entrar no mercado de trabalho. Os Millennials também se destacam, com 37% iniciando seus investimentos logo que ingressaram na vida profissional.
O estudo, que ouviu mais de 13 mil pessoas em 13 países, incluindo mil brasileiros, mostra que 40% da Geração Z e dos Millennials se sentem confiantes em suas decisões financeiras, em contraste com apenas 27% da Geração X e 20% dos Baby Boomers. Além disso, 45% dos jovens investidores estão alocando recursos em mercados internacionais, superando os 35% da Geração X e dos Baby Boomers.
Adoção de Tecnologia e Produtos Complexos
O uso de plataformas digitais e redes sociais tem impulsionado esse envolvimento precoce. O relatório aponta que a Geração Z e os Millennials estão investindo em produtos financeiros complexos, como criptoativos e ativos alternativos. Mais de um terço do portfólio da Geração Z é composto por ativos alternativos, enquanto os Millennials também destinam uma parte significativa de seus investimentos a criptomoedas.
No Brasil, o número de investidores em ações saltou de 500 mil para 5 milhões entre 2019 e 2022. Apesar de a maioria dos investidores ainda optar por aplicações de renda fixa, o interesse por ETFs (fundos de índice) está crescendo, com 1,5 milhão de brasileiros já investindo nesse tipo de ativo. A diversidade entre os investidores também está aumentando, com a participação feminina quadruplicando entre 2018 e 2020.
Desafios e Oportunidades
Entretanto, o Brasil ainda enfrenta desafios, como 22% da população adulta sem conta bancária, o que limita o potencial do mercado de investimentos. O uso de tecnologia na gestão financeira está crescendo, com 40% dos investidores brasileiros utilizando aplicativos de orçamento, acima da média global de 27%.
O relatório também destaca a crescente aceitação da Inteligência Artificial (IA) na gestão de portfólios, com 31% dos investidores globais dispostos a delegar essa função a assistentes de IA. Entre os jovens, esse número sobe para 41%. Contudo, a confiança na tecnologia deve ser acompanhada de ética e proteção ao investidor, conforme alerta Bruno Vasconcellos, diretor do BCG.
Os investidores estão cada vez mais buscando alinhamento entre seus valores pessoais e suas escolhas de investimento. 66% da Geração Z e 70% dos Millennials consideram importante que as instituições financeiras compartilhem suas crenças e valores. Apesar do crescimento no mercado, barreiras como o medo de perder dinheiro e a percepção de falta de recursos ainda são desafios a serem superados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.