14 de jul 2025
“Vinhedos revelam histórias e memórias de gerações passadas”
Economista revitaliza viticultura em Santander, criando 18 vinhedos e promovendo a preservação do ambiente rural na região.

Pedro Agudo mostra as uvas em um de seus vinhedos em Cueto, bairro ao norte de Santander. (Foto: Juan Manuel Serrano Arce)
Ouvir a notícia:
“Vinhedos revelam histórias e memórias de gerações passadas”
Ouvir a notícia
“Vinhedos revelam histórias e memórias de gerações passadas” - “Vinhedos revelam histórias e memórias de gerações passadas”
Pedro Agudo Alonso, um economista de 45 anos, está revitalizando a viticultura na costa de Santander, onde a tradição vinícola remonta ao século XII. Após 150 anos de quase extinção, ele criou 18 vinhedos com 3.500 vinhas em um projeto que visa não apenas a produção de vinho, mas também a preservação do ambiente rural.
Agudo, que retornou a Santander após trabalhar na Itália, se inspirou em experiências de pequenas vinícolas que conheceu em Trieste. Ele começou a plantar uvas durante os verões, e em 2015, lançou seu projeto. Embora tenha enfrentado desafios com a variedade de uvas permitidas, ele optou por variedades com maior potencial, como godello, treixadura e albariño.
O viticultor também atua como professor, utilizando sua experiência para ensinar turismo e promover a importância da viticultura local. Ele acredita que a preservação do ambiente rural é essencial para evitar a urbanização excessiva, que ameaça a diversidade da região. "Minhas vinhas são cápsulas do tempo", afirma, destacando a importância de manter a história e a cultura local.
Além de cultivar as vinhas, Agudo realiza atividades comunitárias, como vindimas com os vizinhos e rotas de degustação de vinhos. Ele defende que a viticultura pode ser uma forma de conscientização sobre a importância do rural, especialmente em um contexto de crescente turistificação. "É preciso manter o rural", ressalta.
Agudo também está desenvolvendo um doutorado sobre os tradicionais muros de pedra da região, que são parte fundamental da paisagem vinícola. Ele acredita que a proximidade do mar pode beneficiar a produção de vinho, com a presença de iodo contribuindo para a qualidade das uvas. "Os melhores tomates e a melhor leite vêm de vacas que pastam perto do mar", conclui.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.