Breaking News

16 de jul 2025

Brasileiros buscam experiências e bem-estar como principais desejos de consumo

Brasileiros priorizam autocuidado e experiências, com 41% planejando investir mais em bem estar nos próximos anos, revela pesquisa.

DEVEDORES - Feira de renegociação de dívidas: inadimplência é alta no Brasil (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press)

DEVEDORES - Feira de renegociação de dívidas: inadimplência é alta no Brasil (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press)

Ouvir a notícia

Brasileiros buscam experiências e bem-estar como principais desejos de consumo - Brasileiros buscam experiências e bem-estar como principais desejos de consumo

0:000:00

Segundo um levantamento da Serasa Experian, 41% dos brasileiros planejam aumentar seus investimentos em experiências, como viagens e eventos, nos próximos anos. Essa tendência reflete uma mudança significativa nos hábitos de consumo, com foco no autocuidado e na economia.

A pesquisa revela que 33% da população está mais atenta à saúde, enquanto 39% afirmam estar economizando e evitando desperdícios. Além disso, 25% dos entrevistados mencionam um aumento no consumo de experiências. Produtos voltados ao autocuidado também estão em alta, com 35% dos brasileiros planejando ampliar a compra desses itens.

Classes Sociais e Consumo

O consumo experiencial está diretamente ligado ao poder aquisitivo. Entre as classes A e B, 62% dos consumidores se identificam com essa nova tendência. Mais de um terço dos entrevistados dessas classes utiliza crédito para financiar lazer e entretenimento. A percepção de que mudanças recentes na rotina incentivaram a priorização da economia e a redução de desperdícios é compartilhada por 42% dos consumidores dessas classes.

Na classe C, essa percepção se mantém estável, mas cai 12 pontos percentuais na classe D. Isso indica que, enquanto as classes mais altas estão mais propensas a investir em experiências e autocuidado, as classes mais baixas enfrentam desafios maiores em relação ao consumo consciente e à economia.

Reflexos na Sociedade

Essas mudanças nos hábitos de consumo refletem um crescente interesse dos brasileiros em priorizar o bem-estar e a saúde. A busca por experiências que promovam qualidade de vida e satisfação pessoal está se tornando uma prioridade, especialmente em um cenário econômico desafiador. O levantamento da Serasa Experian destaca como a pandemia influenciou essa nova mentalidade, levando muitos a reavaliar suas prioridades e a buscar um estilo de vida mais equilibrado.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela