17 de jul 2025
Vinho mineiro recebe a maior nota da história do Brasil em revista britânica
Vinícola Maria Maria alcança 96 pontos na Decanter e se destaca com a produção de Isabela, batizada em homenagem à enóloga.

Vinícola Maria Maria aproveita características climáticas de Minas Gerais para surpreender com a sua linha de vinhos (Foto: Vinícola Maria Maria)
Ouvir a notícia:
Vinho mineiro recebe a maior nota da história do Brasil em revista britânica
Ouvir a notícia
Vinho mineiro recebe a maior nota da história do Brasil em revista britânica - Vinho mineiro recebe a maior nota da história do Brasil em revista britânica
Maria Maria, a vinícola mineira que homenageia Milton Nascimento, alcançou a impressionante marca de 96 pontos na revista Decanter, a maior pontuação já concedida a um rótulo brasileiro. A vinícola, que começou suas atividades em 2009, é fruto da amizade entre o cantor e o cafeicultor Eduardo Nogueira Júnior.
A pontuação superou a anterior de 95 pontos, que foi concedida a outros rótulos brasileiros, como o Vista do Chá 2014 e o Viognier 2022. O vinho premiado, chamado Isabela, é uma homenagem à enóloga Isabela Peregrino e faz parte de uma produção que varia entre 55 mil e 60 mil garrafas anuais.
A vinícola, localizada em Boa Esperança (MG), utiliza uma técnica inovadora de cultivo chamada dupla poda, que permite a colheita de uvas no inverno. Essa técnica, desenvolvida por Murillo Albuquerque Regina, favorece a maturação das uvas, resultando em vinhos com complexidade de aromas e sabores. A produção atual inclui um vinho branco de sauvignon blanc, um rosé e dois tintos de syrah.
Eduardo Nogueira Neto, responsável pela parte comercial da vinícola, destaca que a cada safra, o nome do vinho muda em homenagem a uma mulher, seguindo a ordem alfabética. Com a recente safra, a produção de Isabela atingiu 45 mil garrafas, um recorde para a vinícola. O projeto, que começou com cinco hectares de vinhedos, agora conta com 21 hectares, com planos de expansão para mais 12 hectares.
Além do vinho, a propriedade ainda se dedica à cafeicultura, ocupando 400 dos 650 hectares totais. A combinação de técnicas inovadoras e a rica tradição mineira têm colocado a vinícola Maria Maria em destaque no cenário vitivinícola brasileiro e internacional.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.