25 de jul 2025
Calendário de autovistoria de gás no Rio é divulgado por bairro na capital
Proprietários devem realizar a inspeção de gás e atualizar cadastro na Naturgy para evitar suspensão no fornecimento.

Contratação de uma empresa para autovistoria de gás é de livre escolha do cliente, dentre as habilitadas, e o agendamento do serviço deve seguir o calendário (Foto: Abraipe / Divulgação)
Ouvir a notícia:
Calendário de autovistoria de gás no Rio é divulgado por bairro na capital
Ouvir a notícia
Calendário de autovistoria de gás no Rio é divulgado por bairro na capital - Calendário de autovistoria de gás no Rio é divulgado por bairro na capital
Desde o ano passado, a inspeção periódica de gás é obrigatória a cada cinco anos, sendo responsabilidade dos proprietários de residências e estabelecimentos comerciais. Na Zona Sul do Rio de Janeiro, essa vistoria se encerrará na próxima semana, e a Naturgy começará a emitir nota fiscal eletrônica, exigindo atualização cadastral para evitar interrupções no fornecimento.
A inspeção deve ser realizada por empresas habilitadas pelo Inmetro. Os proprietários podem consultar a lista de empresas aptas no site do órgão. A contratação é de livre escolha, e o agendamento deve seguir o calendário estabelecido. A não realização da inspeção dentro do prazo pode resultar em corte no fornecimento de gás e na irregularidade do imóvel perante a lei.
Durante a vistoria, técnicos verificam itens essenciais da instalação interna de gás, como escapamentos e ventilação. Após a inspeção, o cliente recebe um laudo que atesta a conformidade com a legislação estadual e normas da Agenersa. Se forem identificados problemas, o morador deve contratar outra empresa para realizar as correções necessárias.
Atualização Cadastral
A Naturgy informa que, em cumprimento ao Decreto nº 49.116, passará a emitir nota fiscal eletrônica para todos os clientes. Caso a fatura esteja em nome de um falecido ou de alguém com restrições na Secretaria de Fazenda, a emissão não será possível. A empresa alerta que a falta de atualização cadastral pode resultar na interrupção do fornecimento de gás.
Em Copacabana, mais de 2.000 imóveis estão com contas em nome de pessoas falecidas. Para regularizar a situação, a atualização do cadastro deve ser feita presencialmente ou através do site da Naturgy. A empresa destaca a importância de manter os dados atualizados para garantir a continuidade do serviço.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.