Breaking News

02 de ago 2025

Distribuidoras de gás são autuadas por suspeita de prática de preços abusivos

Senacon exige explicações de distribuidoras sobre repasse da redução de preços do gás natural aos consumidores em 48 horas

Justificativas: empresas devem apresentar, de forma detalhada, não só a composição dos preços, mas custos logísticos, tributos, margens comerciais e eventuais medidas adotadas para mitigar impactos à população (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)

Justificativas: empresas devem apresentar, de forma detalhada, não só a composição dos preços, mas custos logísticos, tributos, margens comerciais e eventuais medidas adotadas para mitigar impactos à população (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)

Ouvir a notícia

Distribuidoras de gás são autuadas por suspeita de prática de preços abusivos - Distribuidoras de gás são autuadas por suspeita de prática de preços abusivos

0:000:00

Mais de dez distribuidoras de gás natural e gás natural veicular (GNV) foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para esclarecer a falta de repasse da recente redução de preços aos consumidores. O prazo para apresentação das informações é de 48 horas, a partir do dia 30 de setembro.

A notificação ocorre após a Petrobras anunciar uma redução de 14% no preço do gás natural, que já acumula uma queda de cerca de 32% desde dezembro de 2022. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a apuração devido à discrepância entre a redução anunciada e o impacto real nos preços para os consumidores.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que, em média, apenas 1% a 4% da redução chegou ao bolso do consumidor. Durante uma coletiva, o secretário da Senacon, Wadih Damous, enfatizou que a situação levanta suspeitas de descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ele afirmou que a transparência é um direito do consumidor e que a apuração busca entender os motivos da falta de repasse.

A Senacon solicitou das distribuidoras informações detalhadas sobre a composição dos preços, custos logísticos, tributos e margens comerciais. A medida visa garantir que a redução de preços na origem se reflita no valor final pago pelo consumidor. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também deve fornecer dados técnicos adicionais para a investigação.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela