18 de jul 2025
Políticos enfrentam críticas por uso de linguagem inadequada, alerta diretor da RAE
Santiago Muñoz Machado defende a clareza na linguagem e a inteligência artificial como aliada em discurso na Argentina.
Santiago Muñoz Machado, em Buenos Aires, no dia 17 de julho. (Foto: ENRIQUE GARCIA MEDINA)
Ouvir a notícia:
Políticos enfrentam críticas por uso de linguagem inadequada, alerta diretor da RAE
Ouvir a notícia
Políticos enfrentam críticas por uso de linguagem inadequada, alerta diretor da RAE - Políticos enfrentam críticas por uso de linguagem inadequada, alerta diretor da RAE
Santiago Muñoz Machado, diretor da Real Academia Española (RAE), foi nomeado membro honorário da Academia Nacional de Direito e Ciências Sociais de Buenos Aires durante sua visita a Buenos Aires. Em seu discurso, ele enfatizou a importância da clareza na linguagem, especialmente em contextos políticos e jurídicos, afirmando que pessoas em posições de poder têm um dever de clareza.
Muñoz Machado destacou que a inteligência artificial pode ser uma aliada na promoção de um discurso mais acessível. Ele mencionou que essa tecnologia pode ajudar a identificar regras e interpretar mensagens, tornando-as compreensíveis para todos, inclusive para pessoas com deficiência. O diretor também abordou a preocupação com o uso de um linguagem pouco cortês por políticos, um problema que afeta tanto a Argentina quanto a Espanha.
O jurista traçou um panorama histórico sobre a luta por uma linguagem jurídica clara, que evite mal-entendidos. Ele criticou a evolução do discurso legislativo, executivo e judicial ao longo do século XX, que se tornou obscuro e difícil de entender. Muñoz Machado afirmou que os cidadãos devem compreender documentos como recibos e contratos para exercer seus direitos de forma plena.
Durante sua visita, o diretor da RAE também apresentou seu livro "De la democracia en Hispanoamérica" e expressou otimismo em relação ao papel da inteligência artificial na tradução e correção de textos. No entanto, ele alertou para a necessidade de cautela, para que essa tecnologia não prejudique a língua. A visita de Muñoz Machado à Argentina faz parte de uma agenda que inclui também o Chile e se estenderá até o dia 24 de maio.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.