Breaking News

18 de jul 2025

Projeto Aquarius apresenta atividades no presídio feminino Talavera Bruce

O Projeto Aquarius celebra cinquenta anos com concertos gratuitos na Praça Mauá, reunindo grandes artistas da música brasileira.

Projeto Aquarius: A detenta Nilce 'regendo' orquestra com o maestro Karabtchevsky, em 1976 (Foto: Luiz Pinto/Agência O GLOBO)

Projeto Aquarius: A detenta Nilce 'regendo' orquestra com o maestro Karabtchevsky, em 1976 (Foto: Luiz Pinto/Agência O GLOBO)

Ouvir a notícia

Projeto Aquarius apresenta atividades no presídio feminino Talavera Bruce - Projeto Aquarius apresenta atividades no presídio feminino Talavera Bruce

0:000:00

O Projeto Aquarius, promovido pelo Jornal O GLOBO, retorna à Praça Mauá, no Centro do Rio, neste sábado, 10 de setembro, para celebrar o centenário do veículo. O evento, que começou em 1972, destaca a diversidade musical e já reuniu grandes nomes da música brasileira.

Na primeira edição, em 1976, detentos da penitenciária Talavera Bruce participaram de um concerto regido pelo maestro Isaac Karabtchevsky, que convidou a detenta Nilce Mendonça Lima para reger a orquestra. Essa edição histórica marcou a importância do projeto na inclusão social e na promoção da cultura.

Neste sábado, o evento contará com artistas renomados, como Martinho da Vila, Iza, Roberta Miranda e Chico César, sob a regência do maestro Eduardo Pereira. A programação inclui obras de Donga, Villa-Lobos, Caetano Veloso e Tchaikovsky, prometendo um passeio musical diversificado.

A abertura será feita pelo DJ e multi-instrumentista Ryon Sax, acompanhado do quarteto Ensemble FTM e da violinista Ster do Violino, que mistura funk e música clássica. O evento é gratuito e visa celebrar a riqueza cultural do Brasil, conforme destaca Pereira, que enfatiza a proposta de unir diferentes estilos em um único espetáculo.

O Projeto Aquarius já se apresentou em diversos locais icônicos do Rio, como o Maracanãzinho e a Praia de Copacabana, e também em outras capitais, como Brasília e São Paulo. Com mais de cinquenta anos de história, o projeto continua a ser um importante espaço de celebração e diversidade musical no Brasil.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela