20 de mai 2025
Brasil assume presidência de grupo da ONU para discutir criação do Estado da Palestina
Brasil copresidirá grupo de trabalho na Conferência da ONU sobre Palestina em junho, intensificando pressão internacional sobre Israel.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Brasil assume presidência de grupo da ONU para discutir criação do Estado da Palestina
Ouvir a notícia
Brasil assume presidência de grupo da ONU para discutir criação do Estado da Palestina - Brasil assume presidência de grupo da ONU para discutir criação do Estado da Palestina
O Brasil foi convidado a copresidir um grupo de trabalho na Conferência Internacional da ONU sobre a Palestina, marcada para junho. O convite foi feito pela França e Arábia Saudita, que lideram a iniciativa em resposta à crescente pressão internacional sobre Israel devido à crise em Gaza.
O grupo de trabalho, que terá como tema a promoção do respeito ao direito internacional para a implementação da solução de dois Estados, será copresidido pelo Brasil e pelo Senegal. Segundo o Itamaraty, a conferência é aberta a todos os Estados-membros da ONU e representantes de diversas agências e comissões regionais.
A realização da conferência foi aprovada pela Assembleia-Geral da ONU em dezembro de 2024, com 157 votos favoráveis, incluindo o do Brasil. A proposta visa discutir soluções para o conflito entre Israel e Palestina, que se intensificou com a atual guerra em Gaza, onde o número de palestinos mortos ultrapassa 50 mil, segundo informações do Hamas.
A pressão sobre Israel tem aumentado, com países como Reino Unido, França e Canadá ameaçando adotar "medidas concretas" caso as ações em Gaza não cessem. A conferência internacional deve intensificar a pressão diplomática sobre Israel, embora a admissão de novos membros na ONU dependa do aval do Conselho de Segurança, onde os Estados Unidos têm poder de veto.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.