24 de jun 2025
Trump critica Israel e Irã por violação de cessar-fogo e pede respeito ao acordo
Trump critica Israel e Irã por violação de cessar fogo e alerta sobre possíveis consequências. Tensão aumenta no Oriente Médio.

(Imagem: Creative Commons)
Ouvir a notícia:
Trump critica Israel e Irã por violação de cessar-fogo e pede respeito ao acordo
Ouvir a notícia
Trump critica Israel e Irã por violação de cessar-fogo e pede respeito ao acordo - Trump critica Israel e Irã por violação de cessar-fogo e pede respeito ao acordo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) que Israel e Irã violaram o acordo de cessar-fogo que ele anunciou na noite anterior. A declaração ocorreu antes de sua partida para a cúpula da OTAN em Haia. Trump ressaltou que não estava satisfeito com as ações de ambos os países.
Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump garantiu que Israel não atacará o Irã e que o acordo permanece em vigor. Ele afirmou que “todos os aviões retornarão e voltarão para casa”, enfatizando que “ninguém se machucará”. O presidente expressou descontentamento, especialmente com Israel, que, segundo ele, “desistiu” do acordo logo após concordar com ele.
Reações de Israel e Irã
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, ordenou novos ataques a alvos em Teerã, alegando que o Irã disparou mísseis em uma “violação flagrante” do cessar-fogo. O Irã, por sua vez, negou ter lançado qualquer míssil e acusou Israel de continuar os ataques por uma hora e meia além do horário previsto para o início da trégua.
Trump também alertou Israel para não realizar mais bombardeios contra o Irã, pois isso seria considerado uma violação do cessar-fogo. “Se fizer isso, será uma violação grave. Traga seus pilotos para casa, agora!”, escreveu em suas redes sociais após deixar a Casa Branca.
Tensão no Oriente Médio
A situação no Oriente Médio continua tensa, com ambos os lados trocando acusações. A mídia iraniana negou as alegações de violação do cessar-fogo, enquanto Israel se prepara para responder com força a qualquer ataque. A escalada de hostilidades levanta preocupações sobre a estabilidade na região, especialmente com a presença de forças militares em conflito.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.