Breaking News

25 de jun 2025

Bebê morre no Panamá após inalação de gases lacrimogêneos em protestos

Protestos em Bocas del Toro resultam em morte de criança, enquanto governo decreta estado de urgência e restringe liberdades civis.

ONG denuncia morte de bebê por gases lacrimogêneos durante protestos no Panamá (Foto: Asbel Llorent/AFP)

ONG denuncia morte de bebê por gases lacrimogêneos durante protestos no Panamá (Foto: Asbel Llorent/AFP)

Ouvir a notícia

Bebê morre no Panamá após inalação de gases lacrimogêneos em protestos - Bebê morre no Panamá após inalação de gases lacrimogêneos em protestos

0:000:00

A ONG Aldeas Infantis SOS denunciou a morte de uma menina de 1 ano e 8 meses em Bocas del Toro, Panamá, alegando que a criança foi vítima do uso de gás lacrimogêneo pela polícia durante os protestos contra a reforma da Previdência. As autoridades locais, no entanto, questionaram a veracidade da informação.

A nota da ONG, divulgada em sua conta no Instagram, não especificou a data do incidente, mas afirmou que ocorreu na cidade de Pueblo Nuevo. A organização criticou o "uso excessivo e irresponsável da força" pela polícia e anunciou que tomará medidas legais para que a morte não fique impune. O diretor da Polícia, Jaime Fernández, afirmou que não houve denúncias formais sobre o caso e acusou a ONG de relatar a situação de forma prematura e sem evidências.

Desde 28 de abril, a província de Bocas del Toro tem enfrentado intensos protestos, com manifestantes bloqueando mais de 40 pontos em rodovias. Os protestos se intensificaram na última quinta-feira, resultando em saques, incêndios de veículos e vandalismo em locais públicos. Até o momento, as manifestações resultaram em um morto, mais de 300 detidos e dezenas de feridos, incluindo 14 policiais.

Estado de Urgência

Em resposta à escalada da violência, o presidente José Raúl Mulino decretou estado de urgência na província, suspendendo garantias constitucionais, como as liberdades de circulação e reunião, até o próximo domingo. Além disso, o governo cortou os serviços de internet e telefonia móvel na região no último fim de semana, buscando controlar a situação. A polícia tem utilizado gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes e reabrir as estradas bloqueadas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela