Breaking News

11 de jul 2025

Itália provoca controvérsia ao convidar maestro russo próximo a Putin para festival

Valery Gergiev enfrenta protestos e pedidos de cancelamento após convite para festival em Nápoles, devido à sua ligação com Putin.

Valery Gergiev (à direita) cumprimenta o presidente russo Vladimir Putin; convite para maestro participar de festival na Itália gera onda de críticas (Foto: Alexander Nemenov/AFP)

Valery Gergiev (à direita) cumprimenta o presidente russo Vladimir Putin; convite para maestro participar de festival na Itália gera onda de críticas (Foto: Alexander Nemenov/AFP)

Ouvir a notícia

Itália provoca controvérsia ao convidar maestro russo próximo a Putin para festival - Itália provoca controvérsia ao convidar maestro russo próximo a Putin para festival

0:000:00

Um festival de música em Nápoles, Un'Estate da Re, gerou controvérsia ao convidar o maestro russo Valery Gergiev para dirigir um concerto no dia 27 de julho. Gergiev, conhecido por sua proximidade com o presidente Vladimir Putin, enfrenta críticas desde a invasão da Ucrânia em 2022, quando foi boicotado por várias orquestras ocidentais por não condenar a ofensiva russa.

A participação de Gergiev no festival, realizado no histórico palácio de Caserta, provocou reações tanto na Itália quanto na Rússia. O Fundo de Combate à Corrupção (FBK), ligado ao opositor Alexei Navalny, pediu o cancelamento do evento e convocou uma manifestação em Milão para o dia 19 de julho. A organização enviou cartas aos ministros italianos da Cultura e do Interior, exigindo a retirada do maestro da programação.

Na Itália, a eurodeputada Pina Picierno, do Partido Democrático, também se manifestou contra a presença de Gergiev. Em uma postagem no Facebook, ela solicitou ao presidente da região da Campânia, Vincenzo de Luca, que tomasse medidas para impedir a participação do maestro, afirmando que a região não deveria acolher apoiadores de "criminosos".

O festival de Caserta não se pronunciou sobre as críticas. Gergiev, que foi nomeado diretor do Teatro Bolshoi de Moscou no final de 2023, agora comanda as duas principais casas de espetáculos da Rússia, algo inédito desde 1917.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela