30 de jul 2025
Chile declara alerta vermelho e planeja evacuação de 1,5 milhão por tsunami
Chile evacua mais de 1,5 milhão de pessoas após alerta vermelho de tsunami, gerado por terremoto de magnitude 8,8 na costa da Rússia.

Severo-Kurilsk, na ilha de Paramushir, na Rússia, atingida pelo tsunami (Foto: Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências via AFP)
Ouvir a notícia:
Chile declara alerta vermelho e planeja evacuação de 1,5 milhão por tsunami
Ouvir a notícia
Chile declara alerta vermelho e planeja evacuação de 1,5 milhão por tsunami - Chile declara alerta vermelho e planeja evacuação de 1,5 milhão por tsunami
SANTIAGO - O Chile declarou alerta vermelho em sua costa nesta quarta-feira, 30, devido ao risco de tsunami após um terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa da Rússia. A medida resultou na evacuação de mais de 1,5 milhão de pessoas para áreas seguras.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do Chile ampliou o alerta para os municípios costeiros, abrangendo desde Arica, na fronteira norte com o Peru, até Magalhães, na Antártica chilena. O tremor ocorreu na manhã de hoje, horário local, próximo a Petropavlovsk, na Península de Kamchatka, a uma profundidade de 20,7 km, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Este terremoto é considerado um dos mais poderosos já registrados, possivelmente entre os seis mais intensos, e pode ser reclassificado à medida que novos dados forem analisados. As autoridades chilenas estão em alerta máximo, monitorando a situação e orientando a população sobre as medidas de segurança necessárias.
As evacuações estão sendo realizadas em várias cidades costeiras, com foco na proteção da população. O governo chileno reforçou a importância de seguir as orientações das autoridades e se dirigir a áreas elevadas, longe da costa, para garantir a segurança de todos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.