Breaking News

30 de jul 2025

Por que um terremoto na Rússia gerou tsunamis tão distantes pelo Pacífico?

Tremor de magnitude 8,8 próximo à península de Kamchatka provocou teletsunamis que atingiram Japão, Havaí, Califórnia e outras regiões costeiras

Foto: IA

Foto: IA

Ouvir a notícia

Por que um terremoto na Rússia gerou tsunamis tão distantes pelo Pacífico? - Por que um terremoto na Rússia gerou tsunamis tão distantes pelo Pacífico?

0:000:00

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu as proximidades da península de Kamchatka, na Rússia, com profundidade rasa (cerca de 19 a 20 km). Esse tipo de evento em zona de subducção é chamado de megathrust e é altamente capaz de gerar tsunamis devido ao deslocamento abrupto do leito oceânico.

Por que esse terremoto gerou tsunamis tão distantes?

Apesar da distância do epicentro, o tremor provocou alertas de tsunami em vários pontos do Oceano Pacífico, incluindo o Japão, o Havaí e a costa da Califórnia, nos Estados Unidos.

Isso acontece pois a região onde as placas do Pacífico e de Okhotsk/Norte-Americana se encontram é conhecida por causar terremotos muito fortes. Quando essas placas se movem de forma brusca, uma grande quantidade de água do mar é deslocada, criando ondas gigantes que viajam por longas distâncias no oceano. Essas ondas são chamadas de teletsunamis.

Impactos por região

Severo-Kurilsk (ilhas Curilas, Rússia): ondas entre 3 e 5 metros atingiram a costa, alagaram o porto e áreas próximas. Houve pessoas feridas levemente e moradores foram retirados de suas casas.

Japão (Hokkaido e costa do Pacífico): cerca de 1,9 milhão de pessoas deixaram suas casas por precaução. As ondas chegaram a 1,3 metro.

Havaí: ondas de até 1,7 metro foram registradas. Moradores subiram para andares mais altos e alguns portos precisaram ser fechados. Depois, o alerta foi rebaixado para um nível menos grave.

Califórnia e costa oeste dos EUA: ondas entre 0,5 e 0,55 metro foram observadas, principalmente em Arena Cove e Crescent City. Foram emitidos avisos e alertas, mas os danos foram pequenos.

Outros alertas também foram emitidos em países como Peru, Chile, Equador, Nova Zelândia, Taiwan e em outras regiões costeiras banhadas pelo Pacífico.

Especialistas explicam que, embora o tsunami tenha sido de baixa intensidade, o fenômeno demonstra como eventos geológicos em um ponto do planeta podem ter reflexos em regiões distantes, especialmente em áreas costeiras ao redor do Pacífico.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela