07 de mar 2025
Senador Blumenthal solicita à Visa detalhes sobre acordo de pagamentos com X de Elon Musk
O senador Richard Blumenthal questiona a Visa sobre acordo com a plataforma X. Ele destaca conflitos de interesse devido à influência de Elon Musk na CFPB. Acesso recente de operativos de Musk a dados da CFPB levanta preocupações. Blumenthal pede garantias de que a X evitará fraudes e scams financeiros. Visa, como maior processadora de pagamentos, deve assegurar proteção ao consumidor.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Senador Blumenthal solicita à Visa detalhes sobre acordo de pagamentos com X de Elon Musk
Ouvir a notícia
Senador Blumenthal solicita à Visa detalhes sobre acordo de pagamentos com X de Elon Musk - Senador Blumenthal solicita à Visa detalhes sobre acordo de pagamentos com X de Elon Musk
O senador Richard Blumenthal solicitou à Visa informações detalhadas sobre seu acordo para fornecer serviços de pagamento à plataforma social de Elon Musk, conhecida como X, que está prestes a lançar uma carteira digital. Blumenthal, membro do Comitê Permanente de Investigações do Senado, expressou preocupações sobre o papel de Musk em enfraquecer a Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), órgão regulador que supervisionaria o serviço X Money. Em uma carta datada de 6 de março, ele destacou que a Visa poderia se beneficiar de potenciais conflitos de interesse relacionados a Musk.
A solicitação do Senado surge após o anúncio, no final de janeiro, de que a Visa se tornaria responsável pelos pagamentos entre usuários na plataforma. Após a divulgação do acordo, membros do Departamento de Government Efficiency de Musk acessaram sistemas de dados da CFPB, levantando suspeitas de que Musk buscava comprometer um futuro regulador e possivelmente roubar segredos comerciais de concorrentes. Blumenthal questionou a capacidade da X de evitar fraudes, considerando seu histórico de "bots, fraudes e discurso de ódio".
O senador enfatizou que a Visa, como maior processadora de pagamentos do mundo, tem a responsabilidade legal de garantir que sua rede esteja livre de crimes financeiros, como fraudes e lavagem de dinheiro. Ele requisitou uma descrição detalhada dos planos da Visa para habilitar pagamentos na X, incluindo o modelo de negócios e a conformidade com as exigências regulatórias. Além disso, Blumenthal pediu acesso a todos os registros relacionados ao acordo e comunicações entre a X, Visa, DOGE e funcionários da CFPB. Até o momento, representantes da Visa e da X não comentaram sobre o assunto.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.