Breaking News

19 de mai 2025

Cúpula militar analisa impactos do julgamento da trama golpista nas Forças Armadas

Primeira Turma do STF ouve ex comandante do Exército em investigação sobre tentativa de golpe; número de réus militares pode chegar a 23.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Cúpula militar analisa impactos do julgamento da trama golpista nas Forças Armadas - Cúpula militar analisa impactos do julgamento da trama golpista nas Forças Armadas

0:000:00

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta segunda-feira, as audiências sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil, com foco nas pressões exercidas por Jair Bolsonaro sobre as Forças Armadas. O ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, é uma das testemunhas convocadas.

Militares de alta patente avaliam que o depoimento de Freire Gomes poderá reforçar a posição institucional do Exército, ao desmentir as tentativas de Bolsonaro de envolver os militares em um plano golpista. Durante seu depoimento à Polícia Federal, o general afirmou ter rejeitado as investidas do ex-presidente para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

A cúpula militar acredita que o desgaste das Forças Armadas já ocorreu durante as investigações da PF e que não será intensificado no processo do STF. Os comandantes veem um "confronto de narrativas" entre defesa e acusação, mas destacam que a atual liderança militar apoiou as investigações e a punição dos envolvidos.

Aumento no número de réus

O STF já aceitou denúncias contra 12 militares, excluindo Jair Bolsonaro, e o número pode aumentar para 23, caso a Primeira Turma receba novas denúncias relacionadas ao núcleo militar da tentativa de golpe. O Exército atendeu a pedidos do STF para liberar seis militares da ativa para depoimentos, demonstrando cooperação com a Justiça.

Os membros da caserna reconhecem que a ala militar que apoiava o golpe, incluindo aqueles da reserva, permanece insatisfeita, mas afirmam que isso não influenciará os rumos das instituições. A intimação do ex-comandante Freire Gomes foi formalmente comunicada pelo Exército, que segue colaborando com as investigações.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela