Breaking News

18 de jun 2025

Relator na Câmara destaca 'teor político' em críticas de Marina sobre licenciamento ambiental

Deputado Zé Vitor garante que projeto de licenciamento ambiental não flexibiliza regras e promete tramitação cuidadosa até julho.

Deputado federal Zé Vitor (PL-MG) é o relator do Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental na Câmara (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Deputado federal Zé Vitor (PL-MG) é o relator do Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental na Câmara (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouvir a notícia

Relator na Câmara destaca 'teor político' em críticas de Marina sobre licenciamento ambiental - Relator na Câmara destaca 'teor político' em críticas de Marina sobre licenciamento ambiental

0:000:00

Escolhido como relator do Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental na Câmara, o deputado federal Zé Vitor (PL-MG) defende que as críticas de ativistas e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, são de natureza política. Em entrevista ao GLOBO, ele afirma que a proposta, aprovada no Senado, busca simplificar o processo de licenciamento sem flexibilizar as regras.

Zé Vitor argumenta que a burocracia atual não protege o meio ambiente, mas afasta empreendedores da formalização. Para ele, o licenciamento deve ser motivador, com prazos e objetivos claros, proporcionando previsibilidade para quem deseja investir. O deputado, que é engenheiro agrônomo, critica a legislação trifásica vigente, que considera inadequada para a realidade atual.

A proposta enfrenta resistência, especialmente da esquerda, que busca evitar sua votação. A ministra Marina Silva alertou que a sanção da lei seria um "golpe de morte", temendo que obras de grande impacto sejam liberadas sem a devida avaliação técnica. Apesar disso, Zé Vitor ressalta que o atual processo de licenciamento, que exige três fases, tem atrasado obras, embora dados do Ibama indiquem que o número de licenças emitidas aumentou.

Tramitação do Projeto

O deputado ainda não definiu a tramitação do texto na Câmara, mas o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pediu cautela nas discussões. Zé Vitor acredita que o projeto pode ser finalizado até julho, desde que todas as partes interessadas sejam ouvidas. Ele enfatiza que não haverá pressa ou adiamentos por questões ideológicas e que o texto final buscará proteger o meio ambiente.

Parlamentares da oposição, como Nilto Tatto (PT-SP), pedem a convocação de um comitê para discutir a sustentabilidade e criticam a flexibilização das exigências de licenciamento. A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) também expressou preocupações sobre a insegurança jurídica que a nova proposta poderia gerar, especialmente em relação a atividades que já foram consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela