Breaking News

27 de jun 2025

Mais da metade dos brasileiros sente vergonha dos ministros do STF, aponta Datafolha

Mais da metade da população brasileira expressa vergonha dos ministros do STF, refletindo a crescente insatisfação com instituições políticas.

Fachada da sede do STF (Supremo Tribunal Federal), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (Foto: Pedro Ladeira - 21.jun.24/Folhapress)

Fachada da sede do STF (Supremo Tribunal Federal), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (Foto: Pedro Ladeira - 21.jun.24/Folhapress)

Ouvir a notícia

Mais da metade dos brasileiros sente vergonha dos ministros do STF, aponta Datafolha - Mais da metade dos brasileiros sente vergonha dos ministros do STF, aponta Datafolha

0:000:00

Mais da metade dos brasileiros, 58%, afirma sentir vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo pesquisa do Datafolha. Apenas 30% dos entrevistados expressam orgulho pela atuação da corte. O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 11 de junho e ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios.

Os dados revelam que a insatisfação com o STF é semelhante à observada em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Congresso Nacional, com 56% e 58% de índices de vergonha, respectivamente. A pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.

Polarização Política

A pesquisa destaca uma polarização acentuada entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e Lula. Entre os bolsonaristas, 82% expressam vergonha do STF, enquanto apenas 12% se sentem orgulhosos. Em contraste, 52% dos eleitores de Lula afirmam ter mais orgulho do que vergonha em relação à corte, embora 36% ainda se sintam envergonhados.

Além disso, a percepção negativa é mais intensa entre grupos religiosos. Entre os evangélicos, 66% relatam vergonha dos ministros, enquanto apenas 22% afirmam ter orgulho. Entre os católicos, 56% se dizem envergonhados, e 33% orgulhosos.

Insatisfação Generalizada

Os dados mostram que a insatisfação com o STF está alinhada às preferências políticas. Entre os eleitores do PL, 91% afirmam ter vergonha do tribunal, enquanto apenas 5% se sentem orgulhosos. Para os petistas, 53% sentem vergonha, contra 33% que se dizem orgulhosos.

A pesquisa também revela que apenas 28% dos entrevistados têm orgulho dos deputados federais e 27% dos senadores. Em contraste, instituições que geram mais orgulho incluem prefeitos (62%), povo brasileiro (61%) e Forças Armadas (55%). Esses dados refletem um cenário de descontentamento crescente com as instituições políticas no Brasil.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela