11 de jul 2025
Chilenos são condenados por racismo em partidas contra Botafogo e Fluminense
Dois torcedores chilenos foram condenados por racismo em jogos no Rio de Janeiro e enfrentarão multa e proibição de eventos esportivos.

Atos de racismo foram cometidos no Maracanã e no Nilton Santos (Foto: Reprodução e DIEGO MARANHAO / AFP)
Ouvir a notícia:
Chilenos são condenados por racismo em partidas contra Botafogo e Fluminense
Ouvir a notícia
Chilenos são condenados por racismo em partidas contra Botafogo e Fluminense - Chilenos são condenados por racismo em partidas contra Botafogo e Fluminense
Dois torcedores chilenos foram condenados por racismo em jogos de futebol no Rio de Janeiro. O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos sentenciou Baltazar Martín López e Gianny Antonio Gonzalez de La Vega Galvez a dois anos de prisão, com a pena convertida em multa. A decisão ocorreu após denúncia do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAEDEST/MPRJ).
Os atos de racismo ocorreram em partidas entre Fluminense e Unión Española, no Maracanã, e Botafogo e Universidade de Chile, no Nilton Santos, ambos em maio de 2023. Durante o jogo no Maracanã, em 14 de maio, López fez gestos racistas, enquanto Galvez cometeu infrações semelhantes em 27 de maio.
Além da pena financeira, ambos os torcedores estão proibidos de frequentar eventos esportivos, artísticos ou culturais por três anos. Essa condenação reflete a crescente preocupação com o racismo nos estádios brasileiros e a atuação firme das autoridades para combater essa prática.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.