Breaking News

12 de jul 2025

Colômbia prende mafioso que conectava redes criminosas entre Itália e América Latina

Giuseppe Palermo, líder da 'Ndrangheta, foi preso em Bogotá em operação conjunta da Europol e polícia do Reino Unido.

Giuseppe Palermo — Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Nacional da Colômbia / AFP

Giuseppe Palermo — Foto: Assessoria de Imprensa da Polícia Nacional da Colômbia / AFP

Ouvir a notícia

Colômbia prende mafioso que conectava redes criminosas entre Itália e América Latina - Colômbia prende mafioso que conectava redes criminosas entre Itália e América Latina

0:000:00

A polícia da Colômbia prendeu, nesta sexta-feira (11), o italiano Giuseppe Palermo, considerado um dos principais líderes do narcotráfico na América Latina. A operação, que contou com a colaboração da Europol e da polícia do Reino Unido, resultou na detenção de 21 pessoas, a maioria na Itália. Palermo, conhecido como "Peppe", foi capturado em Bogotá e estava na lista de procurados da Interpol.

Palermo é associado à 'Ndrangheta, uma poderosa organização criminosa italiana, e mantinha laços com o Clã do Golfo, o maior cartel de cocaína da Colômbia. Ele era responsável pela compra de grandes carregamentos de cocaína provenientes da Colômbia, Equador e Peru, além de coordenar as rotas de transporte da droga para a Europa. O general Carlos Triana, diretor da polícia colombiana, destacou que Palermo é o principal líder da máfia italiana na região.

Operação e Contexto

A prisão ocorreu quando Palermo deixava uma loja de conveniência em Bogotá, sendo abordado por uma equipe de elite da polícia. Um vídeo da operação mostra a ação de agentes fortemente armados. Em março, outro membro da 'Ndrangheta, Emanuele Gregorini, foi detido em Cartagena, também por envolvimento no tráfico de drogas.

O Clã do Golfo, com cerca de 7.500 membros, é atualmente a maior organização criminosa da Colômbia, que lidera a produção mundial de cocaína. Desde o final de 2022, o grupo paramilitar busca um acordo de paz com o governo do presidente Gustavo Petro, mas sem resultados concretos até o momento. A Colômbia enfrenta uma grave crise de segurança, marcada por uma guerra interna que já dura meio século, envolvendo guerrilhas, narcotraficantes e forças estatais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela