17 de jul 2025
Petistas solicitam prisão de Eduardo ao ministro Alexandre de Moraes
Eduardo Bolsonaro pode perder o mandato se não retornar ao Brasil até 20 de outubro, enquanto enfrenta novos pedidos de prisão no STF.

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante evento conservador em Washington, nos EUA - 20/02/2025 (Foto: SAUL LOEB/AFP)
Ouvir a notícia:
Petistas solicitam prisão de Eduardo ao ministro Alexandre de Moraes
Ouvir a notícia
Petistas solicitam prisão de Eduardo ao ministro Alexandre de Moraes - Petistas solicitam prisão de Eduardo ao ministro Alexandre de Moraes
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) e o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O pedido, feito em 17 de outubro, está relacionado a novas evidências de obstrução de investigações sobre o golpe de estado e reuniões de Eduardo com políticos americanos.
Os parlamentares citam o episódio do tarifaço, onde Eduardo teria pressionado autoridades dos Estados Unidos a sancionarem o Brasil. Além disso, o pedido inclui a inclusão de Jair Bolsonaro e Paulo Figueiredo no inquérito, alegando que ambos tentaram interferir nas investigações. A manifestação destaca que Jair Bolsonaro teria repassado informações sensíveis ao governo dos EUA, insinuando que acordos com a China teriam fins bélicos.
Eduardo Bolsonaro já enfrenta investigações no STF e, se não retornar ao Brasil até 20 de outubro, corre o risco de perder seu mandato. A Constituição prevê a perda do cargo se o deputado faltar a um terço das sessões ordinárias sem justificativa. Eduardo considera abrir mão do mandato e permanecer nos EUA, onde poderia alegar perseguição política para evitar extradição.
Os pedidos de prisão e inclusão de Jair e Figueiredo no inquérito também mencionam outros crimes, como atentado à soberania nacional e entendimento com país estrangeiro para gerar conflito. A situação de Eduardo se complica com a possibilidade de ser considerado foragido, caso não retorne ao Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.