18 de jul 2025
Trump critica Moraes e apoia Bolsonaro em meio a tensões políticas no Brasil
Jason Miller critica medidas do STF contra Bolsonaro e alerta para a atenção global sobre a situação política no Brasil.

Jason Miller, Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro em 2022 (Foto: Reprodução/Twitter)
Ouvir a notícia:
Trump critica Moraes e apoia Bolsonaro em meio a tensões políticas no Brasil
Ouvir a notícia
Trump critica Moraes e apoia Bolsonaro em meio a tensões políticas no Brasil - Trump critica Moraes e apoia Bolsonaro em meio a tensões políticas no Brasil
Jason Miller, conselheiro de Donald Trump, manifestou apoio a Jair Bolsonaro após o Supremo Tribunal Federal (STF) impor medidas restritivas ao ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de comunicação. Em sua conta no X, Miller pediu que Bolsonaro “permaneça forte” diante da decisão. As medidas foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, que alegou que Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro, tentavam obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Miller criticou Moraes, chamando suas ações de “táticas ditatoriais e antidemocráticas”. Ele afirmou que “o mundo inteiro está assistindo” ao que considera uma perseguição política contra Bolsonaro. O conselheiro também respondeu a uma publicação do senador Flávio Bolsonaro, que defendeu o pai e criticou as medidas como “desnecessárias e covardes”. Flávio sugeriu que o presidente dos EUA, Donald Trump, suspendesse tarifas sobre produtos brasileiros e aplicasse sanções a quem promove perseguições.
Tensão nas Relações Brasil-EUA
A situação entre Brasil e Estados Unidos se agrava com as sanções tarifárias anunciadas por Trump, em resposta às ações judiciais contra Bolsonaro. Miller, que já teve conflitos com Moraes, destacou a preocupação de aliados de Trump com a situação política no Brasil. Em setembro de 2021, ele foi abordado pela Polícia Federal no aeroporto de Brasília, em um inquérito que investigava a atuação de milícias digitais.
A postura de Miller reflete um alinhamento com a narrativa de Bolsonaro, que enfrenta um cenário político conturbado. O governo brasileiro ainda não se manifestou sobre as críticas de Miller, enquanto as tensões diplomáticas entre os dois países continuam a se intensificar.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.