18 de jul 2025
Moraes denuncia tentativa de Bolsonaro de submeter STF a interesses estrangeiros
Ministro Alexandre de Moraes autoriza busca e apreensão contra Jair e Eduardo Bolsonaro por obstrução de Justiça e influência externa no STF.

Ministro Alexandre de Moraes conduz audiência no STF sobre a tentativa de golpe de Estado; Bolsonaro e aliados respondem por trama para reverter o resultado das eleições de 2022 (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Ouvir a notícia:
Moraes denuncia tentativa de Bolsonaro de submeter STF a interesses estrangeiros
Ouvir a notícia
Moraes denuncia tentativa de Bolsonaro de submeter STF a interesses estrangeiros - Moraes denuncia tentativa de Bolsonaro de submeter STF a interesses estrangeiros
Em uma decisão que repercute fortemente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro. A medida, tomada nesta sexta-feira, 18, se baseia em investigações que apontam para ações dolosas dos dois, com o objetivo de submeter o STF à influência dos Estados Unidos.
Moraes alegou que as condutas de Jair e Eduardo configuram crimes de obstrução de Justiça e coação no curso do processo, além de ataques à soberania nacional. O ministro destacou que as ações visam coagir a Corte em relação ao julgamento da Ação Penal 2668/DF, que envolve o ex-presidente. A decisão foi respaldada por um pedido da Polícia Federal e teve parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Ações e Implicações
A investigação revelou que Jair Bolsonaro teria feito declarações públicas ligando a aprovação de uma anistia a acusados de golpe à revogação de tarifas impostas pelo ex-presidente americano Donald Trump. Moraes enfatizou que essas interações entre os Bolsonaros e o governo Trump caracterizam "atos executórios e flagrantes confissões de prática de atos criminosos".
Além disso, o ministro mencionou um post de Trump que acusava o STF de realizar uma "caça às bruxas" contra bolsonaristas. A Polícia Federal elaborou uma linha do tempo que evidencia a mobilização dos Bolsonaros em torno da ideia de que o Judiciário brasileiro estaria perseguindo seus apoiadores, sugerindo sanções dos EUA contra o Brasil para interromper essas práticas.
Contexto das Investigações
As investigações em curso já estavam em andamento antes da decisão de Moraes, com Jair e Eduardo Bolsonaro enfrentando questionamentos sobre suas ações que poderiam comprometer a soberania nacional e a independência do Judiciário. A nova medida intensifica a pressão sobre os dois, que agora se veem no centro de um caso que pode ter repercussões significativas para a política brasileira.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.