24 de jul 2025
Lula afirma que Bolsonaro deve responder por suas ações após tentativa de golpe
Lula critica Bolsonaro por tentativas de golpe e anuncia R$ 1,17 bilhão em educação para comunidades indígenas e quilombolas.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Lula afirma que Bolsonaro deve responder por suas ações após tentativa de golpe
Ouvir a notícia
Lula afirma que Bolsonaro deve responder por suas ações após tentativa de golpe - Lula afirma que Bolsonaro deve responder por suas ações após tentativa de golpe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro durante um evento no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, nesta quinta-feira, 24. Lula afirmou que Bolsonaro "fugiu como um rato" para evitar a posse e o acusou de tentar um golpe de Estado. Ele também mencionou que Bolsonaro deve ser responsabilizado pelos erros cometidos durante sua gestão.
Durante seu discurso, Lula destacou que Bolsonaro enviou seu filho, Eduardo Bolsonaro, aos Estados Unidos para solicitar uma intervenção do então presidente Donald Trump. O presidente atual chamou essa atitude de "vergonhosa" e "falta de caráter". Lula enfatizou que o ex-presidente deve "pagar pelas merdas que fez" e que, se a Justiça decidir, ele pode ir para o "xilindró".
Investimentos em Educação
Além das críticas a Bolsonaro, Lula anunciou um investimento de R$ 1,17 bilhão na construção de 249 novas escolas voltadas para comunidades indígenas e quilombolas. As obras fazem parte do PAC e não se restringem apenas ao Vale do Jequitinhonha. O presidente também mencionou a realização de 22 obras emergenciais nos territórios Yanomami e Ye'Kwana, em Roraima.
Lula comparou sua situação atual com sua experiência durante a Operação Lava Jato, quando optou por permanecer no Brasil para provar sua inocência, ao contrário de Bolsonaro. Ele criticou a postura do ex-presidente e de seu filho, chamando Eduardo de "moleque irresponsável" por buscar apoio no exterior em vez de enfrentar os desafios no Brasil.
O evento no Vale do Jequitinhonha, um reduto eleitoral histórico do PT, também serviu para reforçar o compromisso do governo com a educação e a igualdade racial, temas centrais na atual administração.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.