Breaking News

15 de abr 2025

Filhos de condenados por crimes notórios buscam retirar sobrenome dos pais na Justiça

Filhos de condenados por crimes notórios buscam na Justiça a remoção de sobrenomes, visando escapar do estigma social. Recentemente, o STJ autorizou a exclusão do sobrenome de Cristian Cravinhos e a filha de Elize Matsunaga também tenta desvincular se da mãe. Entenda os critérios legais para essa mudança.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Filhos de condenados por crimes notórios buscam retirar sobrenome dos pais na Justiça - Filhos de condenados por crimes notórios buscam retirar sobrenome dos pais na Justiça

0:000:00

Filhos de condenados por crimes de grande repercussão, como Cristian Cravinhos e Elize Matsunaga, têm buscado na Justiça a remoção do sobrenome dos pais. Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que o filho de Cravinhos retirasse seu sobrenome, enquanto a filha de Matsunaga também tenta desvincular-se da mãe.

A Justiça permite a exclusão do sobrenome em casos onde não há laço afetivo ou biológico, erro no registro ou quando o genitor cometeu crimes conhecidos publicamente. Segundo a advogada Vanessa Netto, essa medida visa proteger a dignidade da pessoa humana e evitar constrangimentos sociais. O cartório exige justificativa e autorização judicial para efetivar a exclusão.

No caso de Cristian Cravinhos, condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato dos pais de Suzane Von Richthofen, o filho alegou falta de relação e constrangimento ao longo da vida. O jovem teve contato com o pai apenas três vezes em 26 anos. A filha de Elize Matsunaga, condenada por esquartejar o marido, busca também a remoção do sobrenome, sendo criada pelos avós paternos.

Outros casos semelhantes incluem os filhos de Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni, que também passaram pelo processo de exclusão do sobrenome. A Justiça tem se mostrado mais receptiva a esses pedidos, considerando o impacto emocional e social que os sobrenomes podem causar.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela