Breaking News

16 de mai 2025

Rio de Janeiro cria 200 km de corredores e novas motofaixas até 2028

Prefeitura do Rio de Janeiro lança plano para reduzir mortes de motociclistas, com 200 km de motofaixas e restrições em vias expressas.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Rio de Janeiro cria 200 km de corredores e novas motofaixas até 2028 - Rio de Janeiro cria 200 km de corredores e novas motofaixas até 2028

0:000:00

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta sexta-feira (16), um novo plano de segurança viária focado em motociclistas. Com o objetivo de reduzir o alarmante índice de duas mortes diárias no trânsito, o projeto inclui a criação de 200 km de motofaixas até 2028, limites de velocidade e restrições de circulação em vias expressas.

Durante a coletiva no Centro de Operações Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) destacou a urgência das medidas, afirmando que o número de acidentes com motos aumentou 24% entre 2023 e 2024, totalizando quase 21 mil ocorrências. Ele ressaltou que a situação é inaceitável, uma vez que o Rio enfrenta o maior índice de mortes no trânsito desde 2008.

Medidas do Plano

O plano prevê a ampliação da infraestrutura para motociclistas, com a assinatura de um acordo com aplicativos de entrega e locomoção. Esses serviços se comprometerão a compartilhar dados sobre velocidade, quilometragem e acidentes. Além disso, campanhas educativas e punições para infratores serão implementadas.

Os trechos que receberão novas motofaixas em 2024 incluem a avenida das Américas (33 km), rua Mário Ribeiro no Leblon (2 km) e as avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa na Lagoa (7 km e 8 km, respectivamente). Para 2025, mais 50 km de motofaixas estão previstos.

Restrições e Dados Alarmantes

As restrições para motocicletas serão aplicadas em trechos centrais de grandes vias, como a avenida Presidente Vargas, onde os veículos poderão circular apenas nas faixas laterais. Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que, nos primeiros três meses de 2025, os acidentes de trânsito aumentaram 43%, com 69% das vítimas fatais sendo motociclistas. A maioria das vítimas tem entre 20 e 39 anos, são homens e, em 64% dos casos, negros ou pardos.

A meta da Prefeitura é reduzir a taxa de mortes no trânsito até 2030, tomando como base os números de 2018.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela