29 de mai 2025
Polícia da África do Sul identifica suspeitos no assassinato de estudante
Polícia sul africana prende um suspeito e busca outros três em caso de assassinato de Olorato Mongale, reacendendo debate sobre violência contra mulheres.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Polícia da África do Sul identifica suspeitos no assassinato de estudante
Ouvir a notícia
Polícia da África do Sul identifica suspeitos no assassinato de estudante - Polícia da África do Sul identifica suspeitos no assassinato de estudante
A polícia da África do Sul prendeu um homem e identificou três outros suspeitos envolvidos no assassinato da estudante Olorato Mongale. O corpo da jovem foi encontrado em um campo em Lombardy, ao norte de Joanesburgo, cerca de duas horas após seu desaparecimento. Olorato, de 30 anos, foi vista pela última vez em um encontro com um homem conhecido como John, após se encontrar em um shopping.
Um veículo VW Polo, supostamente utilizado no crime, foi apreendido com vestígios de sangue. O porta-voz da polícia, Brig. Athlenda Mathe, informou que o carro foi encontrado em uma oficina de funilaria em Phoenix, Durban. O proprietário do veículo foi detido, enquanto as autoridades divulgaram fotos de três outros homens: Fezile Ngubane, Philangenkosi Sibongokuhle Makhanya e Bongani Mthimkhulu, que estão foragidos. A polícia alertou a população sobre a periculosidade dos suspeitos.
Olorato Mongale, estudante de pós-graduação na Universidade de Witwatersrand, foi convidada para um encontro por um homem que conheceu recentemente. Antes de sair de casa, ela enviou uma mensagem a uma amiga expressando sua empolgação. O caso gerou indignação pública, especialmente após a descoberta de que seu corpo foi "brutalmente violado". Um vigília em sua memória foi realizada na quarta-feira em Lombardi West, onde seu corpo foi encontrado.
A morte de Mongale reacende o debate sobre a violência contra mulheres na África do Sul. O país enfrenta altos índices de feminicídio e violência de gênero. Em 2020, uma mulher morria a cada oito horas em decorrência de violência por parceiro íntimo. A ONU classificou a África do Sul entre os cinco países com as maiores taxas de homicídio de mulheres. A situação é alarmante, com a violência sexual sendo a mais reportada entre crianças.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.