Tumba de Tutmés II é descoberta no Egito, a primeira desde Tutancâmon em 1922

Arqueólogos revelam tumba de Tutmés II com mobiliário funerário inédito, ampliando o conhecimento sobre o Egito antigo.

Entrada da tumba do faraó Tutmés, em Luxor, no Egito. (Foto: Reprodução)

Entrada da tumba do faraó Tutmés, em Luxor, no Egito. (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Tumba de Tutmés II é descoberta no Egito, a primeira desde Tutancâmon em 1922 - Tumba de Tutmés II é descoberta no Egito, a primeira desde Tutancâmon em 1922

0:000:00

Arqueólogos descobriram uma tumba inédita do faraó Tutmés II em uma área próxima a Luxor, no Egito. Este achado, anunciado pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito em 18 de outubro, é o primeiro do tipo desde a descoberta da tumba de Tutancâmon em 1922. Inscrições indicam que o túmulo foi o local de sepultamento de Tutmés II, que governou há cerca de 3.500 anos.

As investigações iniciais sugerem que a múmia de Tutmés II, já encontrada anteriormente, foi movida após um alagamento no local logo após sua morte. O faraó é conhecido por ter sido sucedido por sua esposa e meia-irmã, Hatshepsut, que se destacou como uma das poucas mulheres a governar como faraó. O reinado dela foi marcado por significativas construções e avanços artísticos.

Descobertas Relevantes

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mohamed Ismail Khaled, destacou a importância da descoberta, afirmando que é a primeira vez que mobiliário funerário de Tutmés II é encontrado. Itens recuperados incluem jarros de alabastro com os nomes de Tutmés II e Hatshepsut, além de gesso decorado com desenhos intricados e inscrições do Livro de Amduat, um texto funerário.

A entrada da tumba foi descoberta em 2022, em montanhas a oeste de Luxor, a cerca de 2,4 quilômetros do Vale dos Reis. No entanto, seu significado e importância foram revelados apenas após investigações mais detalhadas. A descoberta é considerada uma das mais significativas dos últimos anos, contribuindo para o entendimento da rica história do Egito antigo.

Contexto Histórico

Durante o Novo Reino, muitos túmulos de faraós foram encontrados, principalmente no século XIX. Esses locais, como o famoso túmulo de Tutancâmon, são conhecidos por sua riqueza e preservação. Diferente dos períodos anteriores, os governantes do Novo Reino optaram por túmulos mais discretos, refletindo uma mudança nas práticas funerárias da época.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela