16 de ago 2025
Locomotiva restaurada exibe novas cores da Fepasa em São Paulo
Locomotiva elétrica revitalizada em São Paulo preserva a memória da extinta Fepasa e destaca a história ferroviária paulista

Locomotiva V8 que no passado pertenceu à Companhia Paulista é remodelada e pintada nas cores da extinta Fepasa (Foto: Divulgação/ABPF)
Ouvir a notícia:
Locomotiva restaurada exibe novas cores da Fepasa em São Paulo
Ouvir a notícia
Locomotiva restaurada exibe novas cores da Fepasa em São Paulo - Locomotiva restaurada exibe novas cores da Fepasa em São Paulo
Uma locomotiva elétrica de 1940 foi revitalizada em São Paulo, recebendo as cores da extinta Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.). A revitalização, realizada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), homenageia um período significativo da história ferroviária paulista. A locomotiva, originalmente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, agora exibe as cores azul e branca, representando a fase inicial da estatal.
O trabalho de restauração foi motivado pela necessidade de preservar a memória ferroviária e diferenciar esta peça das demais que a ABPF já restaurou ou planeja restaurar em seu pátio na Mooca. A Fepasa, criada em 1969 pelo ex-governador Laudo Natel, uniu cinco companhias ferroviárias em dificuldades financeiras, incluindo a Companhia Mogiana e a Estrada de Ferro Sorocabana.
Recorde de Velocidade
A locomotiva V8 é do mesmo modelo que estabeleceu um recorde de velocidade de 164 km/h em 1989, uma marca que permanece inigualada até hoje. Segundo Alexandre Augusto Pisciottano, coordenador da ABPF em São Paulo, a revitalização foi feita para exibição estática, sem previsão de retorno à operação nos trilhos.
O custo total de restauração de locomotivas antigas pode ser elevado, chegando a R$ 3 milhões no caso de uma locomotiva a vapor. Na capital, a ABPF também opera o Trem dos Imigrantes, que oferece passeios em uma locomotiva de 1922 e carros de passageiros de 1928 e 1937, percorrendo cerca de três quilômetros em um trajeto de aproximadamente 30 minutos. Além disso, a associação mantém um museu ferroviário, contribuindo para a preservação da história ferroviária do Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.