Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Málaga e Sevilla fecham parques após morte de aves por suspeita de gripe aviar

Parques em Málaga e Sevilha fecham após mortes de aves; investigação sobre gripe aviar é solicitada por coletivos locais

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Operários limpam um dos estanques do Parque de María Luisa em Sevilla (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • O surto de gripe aviar levou ao fechamento de parques em Málaga e Sevilha, na Espanha.
  • O fechamento do Parque de Huelin em Málaga e dos Jardins do Real Alcázar e Parque de Miraflores em Sevilha foi anunciado após a morte de 71 gansos no parque do Tamarguillo e 20 aves em Miraflores.
  • As autoridades buscam prevenir a propagação do vírus, aguardando resultados de testes que confirmem a presença da doença.
  • Treze coletivos de moradores e ambientalistas em Málaga pedem investigação sobre as mortes, citando a qualidade da água nos parques como possível fator.
  • A Junta de Andaluzia alerta que novos casos suspeitos podem surgir, mas nem todos estão relacionados ao vírus H5N1.

O surto de gripe aviar em regiões da Espanha levou ao fechamento de parques em Málaga e Sevilha. O Ayuntamiento de Málaga anunciou o fechamento do Parque de Huelin, enquanto Sevilha fechou os Jardins do Real Alcázar e o Parque de Miraflores. Essas medidas foram tomadas após a morte de 71 gansos no parque do Tamarguillo e de 20 aves em Miraflores.

As mortes de aves levantaram preocupações sobre um possível surto de gripe aviar. O fechamento dos parques visa prevenir a propagação do vírus, caso os testes confirmem a presença da doença. O espetáculo “Las noches de los jardines del Alcázar”, popular entre turistas, foi suspenso devido à situação.

No Parque de Miraflores, foram encontrados três gansos mortos, e no Tamarguillo, mais três mortes foram registradas. O Serviço Andaluz de Saúde (SAS) está monitorando 25 funcionários que tiveram contato com as aves, mas até o momento, nenhum teste apresentou resultado positivo. O diretor geral de Saúde Pública e Ordenação Farmacéutica, Manuel Fernández, ressaltou que a confirmação das mortes relacionadas ao vírus depende de análises veterinárias.

Investigação e Reações

Em resposta ao surto, 13 coletivos de moradores e ambientalistas em Málaga planejam levar o caso à Fiscalia de Meio Ambiente. Eles exigem uma investigação sobre as mortes de aves nos estanques do Parque Huelin, que frequentemente apresentam água em condições precárias. O documento enviado pelos conservacionistas destaca a “situação de desamparo” dos ecossistemas locais, sugerindo que a qualidade da água pode ser um fator nas mortes.

A Junta de Andaluzia alertou que novos casos suspeitos de gripe aviar podem surgir, mas enfatizou que nem todos os focos identificados estão necessariamente relacionados ao vírus H5N1. A possibilidade de contaminação por outros fatores, como metais pesados ou bactérias, também foi mencionada. As autoridades continuam a investigar a situação para garantir a saúde pública e a segurança ambiental.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais