Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Países com maior e menor avanço no combate a doenças crônicas são revelados

Cientistas datam diretamente ovo de dinossauro com 85,9 milhões de anos e revelam melhorias na mortalidade por doenças não transmissíveis em 150 países

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Numerosos ovos de dinossauro foram encontrados em Shiyan, China, mas sua idade era desconhecida até agora (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • Cientistas dataram diretamente um ovo de dinossauro em Shiyan, China, revelando que ele tem cerca de 85,9 milhões de anos.
  • Essa é a primeira datação direta de um ovo, sem depender de camadas de rochas ou cinzas vulcânicas.
  • A pesquisa foi publicada na revista Frontiers in Earth Science e pode reduzir incertezas sobre a idade de fósseis.
  • A análise utilizou minerais depositados na superfície do ovo durante a fossilização.
  • A paleontóloga Susannah Maidment destacou que o estudo não considerou processos que ocorrem entre o sepultamento e a fossilização, o que pode afetar a precisão.
  • Um estudo recente mostrou que a mortalidade por doenças não transmissíveis melhorou em 150 países entre 2010 e 2019.
  • A pesquisa foi publicada na revista The Lancet e indicou que medicamentos e vacinas foram fatores importantes para a redução das taxas de mortalidade.
  • Apesar dos avanços, a desaceleração nas melhorias é preocupante, com mais da metade dos países apresentando uma redução mais lenta nas taxas na última década.
  • A especialista em políticas públicas, Veronica Le Nevez, afirmou que ainda há um longo caminho a percorrer no combate a essas doenças.

Cientistas da China dataram diretamente um ovo de dinossauro encontrado em Shiyan, revelando que ele possui cerca de 85,9 milhões de anos. Essa é a primeira vez que um ovo é datado de forma direta, sem depender de camadas de rochas ou cinzas vulcânicas. A pesquisa, publicada na revista Frontiers in Earth Science, promete reduzir as incertezas sobre a idade de muitos fósseis, segundo o paleontólogo Guntupalli Prasad.

A análise foi realizada através dos minerais depositados na superfície do ovo durante o processo de fossilização. Contudo, a paleontóloga Susannah Maidment ressalta que o estudo não considerou os processos que ocorrem entre o sepultamento e a fossilização do ovo, o que pode impactar a precisão da datação.

Mortalidade por Doenças Não Transmissíveis

Em paralelo, um estudo recente revelou que a mortalidade por doenças não transmissíveis, como câncer e diabetes, apresentou melhorias em 150 países entre 2010 e 2019. A pesquisa, publicada na revista The Lancet, destaca que a adoção de medicamentos para reduzir o risco de ataques cardíacos e vacinas para hepatite e câncer cervical foram fatores cruciais para essa queda nas taxas de mortalidade.

Entretanto, a desaceleração nas melhorias é preocupante, pois mais da metade dos países observou uma redução mais lenta nas taxas de mortalidade na última década. A especialista em políticas públicas, Veronica Le Nevez, enfatiza que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho a percorrer para enfrentar essas doenças de forma eficaz.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais