Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Sierra de Las Minas enfrenta desafios para preservar o maior bosque nuboso da região

Incêndios florestais ameaçam a biodiversidade da Reserva de la Biosfera Sierra de Las Minas, com milhares de hectares devastados em 2024

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Cristina Abugarade, coordenadora de monitoreo biológico, em uma reserva natural (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • A Reserva de la Biosfera Sierra de Las Minas, em Guatemala, é um importante santuário de biodiversidade reconhecido pela Unesco.
  • Biólogos monitoraram a fauna local e registraram a presença de jaguares e pumas, além de mais de vinte espécies de mamíferos em um ano.
  • Em 2024, cerca de cinco mil hectares foram queimados, com mil hectares na zona núcleo, devido a práticas agrícolas inadequadas.
  • O bombeiro Alfredo Chajón alertou que a mudança climática intensifica os riscos de incêndios florestais, que são em sua maioria causados por ações humanas.
  • A reserva, com mais de duzentos e quarenta mil hectares, é patrulhada por apenas três guardas florestais, enfrentando desafios para proteger a biodiversidade local.

A Reserva de la Biosfera Sierra de Las Minas, em Guatemala, é um importante santuário de biodiversidade, reconhecido pela Unesco. Recentemente, biólogos monitoraram a fauna local, registrando a presença de grandes felinos, como jaguares e pumas, e alertando sobre os incêndios florestais que devastaram milhares de hectares da reserva.

A bióloga Cristina Abugarade, da Fundação Defensores de la Naturaleza, destacou a importância da reserva, que abriga espécies como o quetzal e a salamandra endêmica. Durante o monitoramento, foram capturados registros de um jaguar a mais de 2.000 metros de altitude e doze registros independentes de pumas, além de mais de vinte espécies de mamíferos em um único ano. Esses dados reforçam que a Sierra de Las Minas continua sendo um refúgio vital para a biodiversidade mesoamericana.

Entretanto, os incêndios florestais se tornaram a principal ameaça à reserva. Em 2024, cerca de 5.000 hectares foram queimados, com mil hectares dentro da zona núcleo. A maioria dos incêndios é provocada por práticas agrícolas inadequadas, onde o fogo é utilizado para preparar a terra. O bombeiro Alfredo Chajón alertou que essa prática, aliada ao mudança climática, intensifica os riscos.

Os incêndios não apenas afetam a flora, mas também a fauna. Animais como o tamandua mexicana e o urso melero foram encontrados mortos após os incêndios. A situação é alarmante, com o 98,82% dos incêndios florestais em Guatemala sendo causados por ações humanas, resultando na queima de aproximadamente 80.000 hectares de áreas protegidas em um único ano.

A reserva, com mais de 240.000 hectares, é patrulhada por apenas três guardas florestais, que enfrentam desafios diários para proteger a biodiversidade local. A luta pela conservação da Sierra de Las Minas é crucial para garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas e a preservação de um dos últimos grandes ecossistemas de Centroamérica.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais