Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Frente fria e ciclone extratropical marcam o fim do inverno no Brasil

Frente fria trará chuvas intensas, ventos fortes e queda de temperatura, com mínimas abaixo de 10°C em algumas regiões do Brasil.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Foto: Reprodução
0:00 0:00
  • A Climatempo emitiu um alerta sobre uma forte frente fria que afetará o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil entre 20 e 24 de setembro de 2025.
  • O fenômeno, associado a um ciclone extratropical, trará chuvas intensas, ventos fortes e queda acentuada de temperatura.
  • A frente fria começará a se formar no dia 20 de setembro, abrangendo áreas da Argentina, Paraguai e Sul do Brasil.
  • As temperaturas devem cair significativamente, com mínimas abaixo de 10°C em algumas regiões, especialmente no Sul.
  • Há possibilidade de eventos extremos, como granizo e ventanias, exigindo atenção da população.

A Climatempo emitiu um alerta sobre a formação de uma forte frente fria que deve impactar o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil entre 20 e 24 de setembro de 2025. Este fenômeno, associado a um ciclone extratropical, promete trazer chuvas intensas, ventos fortes e uma acentuada queda de temperatura.

A frente fria começará a se organizar no dia 20 de setembro, abrangendo áreas da Argentina, Paraguai e Sul do Brasil. A previsão é de que o sistema esteja completamente formado na noite do mesmo dia, avançando para o Mato Grosso do Sul no domingo, 21 de setembro. Na segunda-feira, 22 de setembro, data que marca o início astronômico da primavera, a frente fria deve atingir estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Impactos nas Temperaturas

A massa de ar frio de origem polar associada a essa frente fria provocará uma queda significativa nas temperaturas, especialmente no Sul do Brasil. A partir do dia 21 de setembro, as temperaturas começarão a despencar, com mínimas abaixo dos 10°C em algumas áreas. A sensação de frio será acentuada no Sudeste e Centro-Oeste, onde as temperaturas máximas também sofrerão uma grande redução.

Na terça-feira, 23 de setembro, a frente fria já estará sobre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, mantendo a instabilidade climática nas regiões afetadas. Na quarta-feira, 24 de setembro, a previsão é de que a chuva persista em partes do Sudeste e Centro-Oeste, além de provocar instabilidade no sul da Bahia.

Possibilidade de Eventos Extremos

A Climatempo alerta ainda para a possibilidade de eventos extremos, como granizo e ventanias em algumas áreas. A combinação de chuvas fortes e ventos pode resultar em danos significativos, exigindo atenção redobrada da população. A expectativa é que as condições climáticas voltem a se estabilizar após a passagem dessa frente fria, mas os efeitos do resfriamento e das chuvas podem ser sentidos por alguns dias.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais