Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Ventos fortes de até 100 km/h devem atingir o Rio nesta segunda-feira à tarde

Rajadas de vento fortes e calor recorde são esperados na transição para a primavera, com chuvas previstas até sexta-feira.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Prefeitura recomenda que a população evite a prática de esportes ao ar livre e não permaneça embaixo de árvores e coberturas metálicas devido à forte ventania (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • Rajadas de vento de até 100 km/h são esperadas no Rio de Janeiro na virada da primavera, que começa às 15h19 desta segunda-feira.
  • O inverno foi atípico, com temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado, totalizando 121,02 milímetros, bem abaixo da média histórica de 193,95 milímetros.
  • A previsão para hoje indica uma máxima de 41 graus, um dia após a cidade registrar 40,9 graus, a maior temperatura do inverno.
  • A meteorologista Mayara Villela, do Sistema Alerta Rio, alerta sobre a possibilidade de frentes frias que podem reduzir as temperaturas ao longo da semana.
  • A população deve ter cautela devido aos ventos fortes e a primavera deve trazer dias quentes com pancadas de chuva no fim do dia.

Rajadas de vento de até 100 km/h são esperadas para o Rio de Janeiro na virada da primavera, que ocorre às 15h19 desta segunda-feira. O alerta do Sistema Alerta Rio coincide com o encerramento de um inverno atípico, marcado por temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado.

A previsão indica que a instabilidade climática persistirá ao longo da semana, com chuvas até sexta-feira e um declínio nas temperaturas. A máxima para hoje pode atingir 41 graus, um dia após a cidade registrar 40,9 graus, a maior temperatura do inverno. A meteorologista Mayara Villela, do Sistema Alerta Rio, detalha que a primavera traz dias mais longos e noites mais curtas, com a possibilidade de frentes frias que podem reduzir as temperaturas.

Durante a primavera, a expectativa é de dias quentes com pancadas de chuva no fim do dia. O inverno, que terminou com calor recorde, também foi marcado por noites geladas, como no Alto da Boa Vista, onde os termômetros chegaram a 10 graus em julho. O acumulado de chuva na estação foi de 121,02 milímetros, bem abaixo da média histórica de 193,95 mm. A falta de precipitação e a ausência de fenômenos críticos mantiveram a cidade em Estágio 1 de alerta, numa escala que vai de 1 a 5.

Para amanhã, recomenda-se cautela à população devido aos ventos fortes. A transição para a nova estação deve trazer características de verão, mas ainda com resquícios do inverno neste início de primavera.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais