Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Pesquisadores identificam nova mosca que controla população de mosquito borrachudo

Nova mosca ajuda no controle do mosquito borrachudo e indica a qualidade ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, onde foi descoberta.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Nova espécie de mosca, Hemerodromia mystica, descoberta no Parque da Pedra Branca (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz e da Universidade Federal da Paraíba identificaram a nova espécie de mosca Hemerodromia mystica no Parque Estadual da Pedra Branca, na cabeceira do Rio Piabas, em Vargem Grande.
  • Esta mosca é predadora do mosquito Simulium spp, conhecido como borrachudo, que transmite doenças como oncocercose e mansonelose.
  • A Hemerodromia mystica apresenta comportamento de inquilinismo, invadindo o casulo do borrachudo em diferentes fases de vida.
  • O biólogo Arion Tulio Aranda destacou que a nova espécie também é um indicador da qualidade ambiental, exigindo cursos d’água limpos para seu desenvolvimento.
  • A descoberta foi publicada na revista científica Springer Nature e é vista como um reflexo das políticas de preservação da Mata Atlântica, segundo o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz e da Universidade Federal da Paraíba identificaram uma nova espécie de mosca, Hemerodromia mystica, na cabeceira do Rio Piabas, em Vargem Grande, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Este inseto é um predador do mosquito Simulium spp, conhecido como borrachudo, que tem causado preocupação na região devido à sua proliferação atípica e à transmissão de doenças como oncocercose e mansonelose.

A nova mosca se destaca por seu comportamento de inquilinismo, onde invade o casulo do borrachudo em diferentes fases de vida. Arion Tulio Aranda, biólogo da Fiocruz e um dos autores do estudo, ressalta que a Hemerodromia mystica não apenas ajuda no controle biológico do borrachudo, mas também é um indicador da qualidade ambiental da área, exigindo cursos d’água limpos para seu desenvolvimento.

O Parque Estadual da Pedra Branca, considerado a maior floresta urbana do mundo, abrange 17 bairros e é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, expressou satisfação com a descoberta, afirmando que isso demonstra o sucesso das políticas de preservação da Mata Atlântica. O estudo, que durou dois anos, foi recentemente publicado na revista científica internacional Springer Nature, destacando a importância da conservação ambiental na região.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais