Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Universidade oferece plantão gratuito para apoio em emergências de suicídio

Universidade Veiga de Almeida oferece atendimento psicológico emergencial gratuito em setembro, com foco na prevenção ao suicídio e apoio a grupos vulneráveis

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Campus Barra da Veiga Almeida em imagem divulgada (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • A Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferece atendimento psicológico emergencial gratuito em seus campi da Barra e Tijuca durante o mês de setembro, dedicado à prevenção ao suicídio.
  • O serviço é realizado de segunda a sexta-feira e é conduzido por estudantes do curso de Psicologia, supervisionados por professores.
  • Os pacientes podem buscar ajuda diretamente nos campi, onde a equipe avaliará a necessidade de encaminhamentos para o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA).
  • No campus da Barra, há um novo serviço para mulheres vítimas de violência, além de atendimentos para casais e famílias.
  • O campus da Tijuca agora oferece suporte a pessoas com deficiência e grupos para idosos, maternidade e parentalidade, incluindo clínicas especializadas para a população LGBTQIA+ e negra.

No mês de setembro, dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) implementa um serviço de atendimento psicológico emergencial gratuito em seus campi da Barra e Tijuca. O atendimento, disponível de segunda a sexta-feira até o final do semestre, é realizado por estudantes do curso de Psicologia, sob supervisão de professores.

Os pacientes podem buscar ajuda diretamente nos campi, onde a equipe avaliará a necessidade de encaminhamentos para o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). As consultas no SPA têm valores que variam de R$ 2 a R$ 50, dependendo do perfil do paciente, e incluem atendimentos individuais e em grupo. No campus da Barra, um novo serviço foi introduzido para mulheres vítimas de violência, além de psicodiagnóstico e atendimentos para casais e famílias.

Serviços na Tijuca

No campus da Tijuca, o SPA agora oferece suporte a pessoas com deficiência e grupos voltados para idosos, maternidade e parentalidade. A unidade também conta com clínicas especializadas, como a clínica da diversidade, que atende a população LGBTQIA+, e a clínica da racialidade, voltada para a população negra. Os serviços incluem avaliação neuropsicológica, orientação profissional e psicopedagogia.

Clarice Medeiros, professora de Psicologia da UVA e coordenadora do SPA, destaca que a iniciativa visa reforçar a importância do acolhimento e do acesso facilitado a cuidados emocionais, contribuindo para a valorização da vida e o bem-estar da comunidade. Com essa ação, a UVA se alinha às diversas iniciativas que marcam o Setembro Amarelo, promovendo um ambiente de apoio e cuidado psicológico.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais