- Cinco dos oito indicadores precoces de Covid-19 no Rio de Janeiro apresentam redução.
- A taxa de positividade dos testes rápidos caiu de 16,8% para 11,2% na rede pública e de 14,1% para 8% na rede particular.
- Entre agosto e setembro, as solicitações de leitos para adultos diminuíram de 652 para 562.
- O número de atendimentos de adultos com sintomas gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) caiu de 1.613 para 1.490.
- A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) reforça a importância da vacinação, especialmente para os idosos.
O boletim Panorama Covid, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), revelou que cinco dos oito indicadores precoces de Covid-19 apresentam tendência de redução. A taxa de positividade dos testes rápidos caiu significativamente, passando de 16,8% para 11,2% na rede pública e de 14,1% para 8% na rede particular. Além disso, houve uma diminuição nas solicitações de leitos para adultos e crianças nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Entre agosto e setembro, as solicitações de leitos para adultos diminuíram de 652 para 562. O número de atendimentos de adultos com sintomas gripais nas UPAs também apresentou queda, passando de 1.613 para 1.490 na primeira semana de setembro. Os atendimentos pediátricos, que haviam aumentado em agosto, recuaram novamente, com 1.040 crianças atendidas na mesma semana.
Estabilização dos Casos
O número de casos confirmados de Covid-19 mostra uma estabilização. O modelo de nowcasting, que ajusta o atraso entre os primeiros sintomas e a notificação, estima que ocorreram 239 casos entre 24 e 30 de agosto. A predominância do rinovírus entre crianças e do vírus da Covid-19 entre idosos foi observada nas amostras analisadas pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ).
Diante desse cenário, a SES-RJ reforça a importância da vacinação, especialmente para os idosos, que devem procurar suas unidades básicas de saúde para se imunizar. A secretaria destaca que, apesar da redução nos indicadores, a Covid-19 ainda representa um risco, especialmente para grupos vulneráveis.