Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Raspar, cortar ou arrancar cabelo: entenda os efeitos e se são reversíveis

Raspar ou aparar cabelo não acelera o crescimento, mas depilar com pinça ou cera pode danificar folículos e alterar a textura dos pelos.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Raspar o cabelo não afeta a cor, a textura ou a velocidade de crescimento (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • A crença de que cortar ou raspar cabelo acelera o crescimento ou altera a cor e textura é um mito, desmentido por estudos desde a década de 1920.
  • Especialistas afirmam que raspar ou aparar não impacta a cor, textura ou velocidade de crescimento dos fios.
  • Mudanças na barba e escurecimento dos pelos ocorrem naturalmente durante a puberdade, devido a fatores hormonais.
  • Métodos de depilação com pinça ou cera podem danificar folículos, resultando em pelos mais finos ou até na parada da produção de novos fios.
  • Cortes regulares ajudam a evitar a quebra e mantêm a saúde do cabelo, mas não aceleram seu crescimento.

A crença de que cortar ou raspar cabelo acelera seu crescimento ou altera sua cor e textura é um mito persistente, desmentido por estudos científicos desde a década de 1920. Especialistas afirmam que raspar ou aparar não impacta a cor, textura ou velocidade de crescimento dos fios.

Embora muitos associem o início da barba ou o escurecimento dos pelos à prática de se barbear, essa mudança ocorre naturalmente durante a puberdade, devido a fatores hormonais. Alan Bauman, especialista em transplante capilar, explica que o crescimento do cabelo é influenciado por genética, idade e saúde geral, e não pela frequência de cortes.

Efeitos da Depilação

Por outro lado, métodos como depilação com pinça ou cera podem ter efeitos adversos. A remoção repetida de pelos pela raiz pode danificar os folículos, levando a uma condição conhecida como alopecia por tração. Com o tempo, isso pode resultar em pelos mais finos ou até mesmo na parada da produção de novos fios.

A depilação com cera também pode afetar a textura e densidade dos pelos. Bauman alerta que, após anos de depilação, alguns folículos podem deixar de produzir pelos completamente.

Mitos e Realidade

Cortar o cabelo não altera sua estrutura, mas pode dar a impressão de fios mais grossos. Isso ocorre porque, ao serem cortados, os fios têm uma ponta reta, diferente da ponta afilada que possuem quando crescem naturalmente. Essa diferença pode fazer com que o cabelo pareça mais volumoso ao crescer novamente.

Além disso, aparar os fios pode ajudar a evitar a quebra, mantendo o cabelo com uma aparência saudável. Cortes regulares removem as pontas duplas, preservando o comprimento e a saúde dos fios. Portanto, enquanto o ato de raspar não acelera o crescimento, a manutenção adequada pode contribuir para um cabelo mais forte e saudável.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais