- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de café torrado, whey e suplementos de várias marcas por não estarem regulares ou apresentarem problemas de qualidade.
- Foram apreendidos lotes de café da marca Câmara, suplementos da Axis Nutrition e o produto Whey Isomix Definition da marca Proteus.
- A medida foi tomada após inspeções que revelaram falhas graves nas práticas de fabricação e problemas de origem desconhecida.
- A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os alimentos e suplementos fabricados pela empresa Axis Nutrition.
- A Anvisa proibiu a comercialização do produto Whey Isomix Definition da marca Proteus.
Anvisa proíbe venda de café torrado, whey e suplementos; veja marcas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de café torrado, whey e suplementos de várias marcas por não estarem regulares ou apresentarem problemas de qualidade. Foram apreendidos lotes de café da marca Câmara, suplementos da Axis Nutrition e o produto Whey Isomix Definition da marca Proteus.
A medida foi tomada após inspeções que revelaram falhas graves nas práticas de fabricação e problemas de origem desconhecida. A Anvisa informou que a origem desconhecida do café da marca Câmara foi confirmada por uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do estado do Rio de Janeiro. Além disso, fragmentos de corpo estranho, semelhantes a vidro, foram encontrados em um lote do café.
Falhas nas Boas Práticas de Fabricação
A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os alimentos e suplementos fabricados pela empresa Axis Nutrition. A inspeção realizada entre os dias 15 e 17 de setembro encontrou falhas graves nas boas práticas de fabricação. Entre as irregularidades listadas, estão a falta de higiene adequada e a manipulação inadequada dos produtos.
Suplemento de Whey Isomix Definition
Além disso, a Anvisa proibiu a comercialização do produto Whey Isomix Definition da marca Proteus. A decisão foi tomada após a empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., responsável pelo suplemento, comunicar que a fabricação foi interrompida desde o início de 2024. A empresa informou que não possui relação com a Nutrimix A. Suplementos SLU, descrita em algumas embalagens do produto.
Alerta da Anvisa
A agência alertou que produtos irregulares não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde. A Anvisa não recomenda a utilização desses produtos e orienta que sejam denunciados à Agência.
Denúncias
Produtos irregulares podem ser denunciados à Anvisa através da Ouvidoria ou da Central de Atendimento (0800 642 9782). A Anvisa reforça a importância da vigilância sanitária para garantir a saúde e segurança dos consumidores.